por Angelo Girotto


O Potengi

Portal de notícias e conteúdos do Rio Grande do Norte




  • Blog do Girotto: Sem candidatos improváveis, Paulinho Freire empata com Natália Bonavides

    A pesquisa Brâmane/Blog do BG divulgou também os números de um cenário mais realista, sem as improváveis candidaturas de General Girão (PL), Rafael Motta (PSB) e Joana Guerra.

    Neste cenário, aparecem apenas os três candidatos que realmente deverão constar na urna do eleitor, dia 6 de outubro: Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (UB).

    Os números abaixo comprovam o que este blog tem afirmado, que a incapacidade de a centro-esquerda natalense promover um diálogo adulto poderá representar a derrota do campo na capital potiguar.

    Carlos Eduardo: 39%
    Natália Bonavides: 17,3%
    Paulinho Freire: 17,3%

    Paulinho Freire, que apenas há poucas semanas lançou sua pré-candidatura, já aparece com a mesma intenção de votos da petista Natália Bonavides.

    Enquanto a esquerda brinca de ver quem tem o nariz maior, a direita se articula em torno de seu projeto de dirigir Natal pelos próximos 4 anos.

    A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brâmane em parceria com o Blog do BG. Foram entrevistados 800 pessoas com 16 anos ou mais, em todas as zonas da cidade de Natal, entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2024. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

    A pesquisa foi registrada no TSE com o código RN-09709/2024.

    Para saber mais sobre as eleições 2024, clique aqui.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Blog do Girotto: Ação popular pede anulação da venda da refinaria Clara Camarão

    Um ação popular na Justiça Federal do Rio de Janeiro pede a imediata anulação do processo que resultou na venda da refinaria Clara Camarão e de 20 campos de produção terrestres e de águas rasas para a 3R Petroleum.

    À frente do processo, está o escritório Advocacia Garcez, o mesmo que entrou na justiça contra a venda da Petrosix no Paraná.

    A venda do Polo Potiguar da Petrobras para a 3R Petroleum foi denunciada em uma série de reportagens produzida em parceria pelo Agora RN com o Blog do Girotto. Confira as denúncias nos links abaixo:

    “Ilegal e imoral”: os fatos sobre a venda do Polo Macau da Petrobras à 3R Petroleum

    3R alega ter direito sobre lucros de um ano das operações da Petrobras no Polo Potiguar

    Para ler mais notícias do RN, clique aqui.

    Fonte: Blog do Girotto


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Blog do Girotto: Falta um adulto na mesa da centro-esquerda natalense

    Em 2022, a centro-esquerda potiguar se dividiu na eleição para o Senado e para deputado federal. O resultado foi o PL, principal partido de oposição a Lula, elegendo 1 senador e 4 federais.

    Em 2024, a centro-esquerda natalense repete os erros de sempre, priorizando a política pequena (recheada de intrigas e rancores) em detrimento da unidade que a tornaria competitiva). O resultado disso poderá ser o mesmo de 2022.

    Veja 3 momentos que provam que falta aos líderes da centro-esquerda natalense a maturidade que a direita vem mostrando.

    Abandono a Carlos Eduardo

    O primeiro passo da tragédia anunciada da centro-esquerda natalense em 2024 foi dado já nas últimas eleições.

    Com a reeleição bem encaminhada, Fátima Bezerra decidiu dar o xeque-mate antes mesmo da abertura das urnas. Trouxe Carlos Eduardo para sua chapa como candidato ao Senado.

    Escanteou Jean Paul, que segunda as pesquisas internas venceria a eleição com o apoio de Lula.

    Não buscou em momento algum o apoio de Rafael Motta para Carlos Eduardo. Julgou que Rafael estava blefando e o ignorou.

    Na campanha, mesmo sem adversário, Fátima preferiu o caminho mais fácil para a reeleição no 1º turno: ignorou seu candidato a senador, Carlos Eduardo, e fez campanha com os prefeitos que apoiaram Rogério Marinho. O resultado foi previsível: Fátima reeleita no 1º turno e Rogério eleito senador.

    Logo após a eleição, o PT abandona Carlos, lança Natália para a prefeitura de Natal e força o então aliado a buscar outros caminhos.

    A imaturidade de Natália

    2023 começou marcado pelo rompimento público entre o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o senador eleito Rogério Marinho. O partido de Álvaro, Republicanos, faz parte da base do governo Lula. E Álvaro buscou aproximação com o PT para viabilizar as obras que deseja concluir em sua gestão.

    Diante da sinalização pública de Álvaro de que poderia apoiar um candidato do PT para a sua sucessão, a resposta veio de forma infantil pela voz de Natália Bonavides e de seu vereador, Daniel Valença. Um deselegante “tranca” em Álvaro.

    As declarações de Natália irritaram até mesmo alguns dos mais importantes dirigentes do petismo no RN. E afastou de vez as chances de unir a base do governo Lula em 2024, na capital.

    As picuinhas entre os vereadores petistas e Rafael Motta

    No último dia 5, o ex-deputado federal Rafael Motta deu entrevista ao Estadão. “Apesar da Natália ter uma intenção de voto maior, ela meio que chegou em um teto. E o problema é que ela tem muita rejeição. Em um provável segundo turno, é arriscado haver uma derrota, dependendo do adversário”, disse Rafael.

    A declaração se deu no momento em que ele encerrou sua passagem relâmpago pela gestão de Álvaro Dias e se lançou pré-candidato à Prefeitura de Natal. Foi a quarta pré-candidatura na base aliada de Lula: Natália Bonavides (PT), Carlos Eduardo (PSD), Joana Guerra (REP) e o próprio Rafael.

    As suposições eram de que a declaração sobre a rejeição de Natália e a saída da gestão de Álvaro fariam parte de um movimento de unir dois partidos da base de Lula em Natal, o PSB e o PSD de Carlos Eduardo e Zenaide.

    Mas este blog confirmou com segurança junto a interlocutores do PSD que não houve qualquer diálogo nesse sentido. Tudo parece ter sido mais um movimento típico da centro-esquerda potiguar.

    Para alegria dos blogueiros, o caso não ficou por isso.

    Na tarde de ontem, em suas redes sociais, a vereadora petista Brisa Bracchi deu o troco em Rafael. “Quem chega diminuindo a adversária com críticas rasas é porque ainda está procurando seu lugar”, disse Brisa, que complementou: “É conveniente que Rafael Motta tenha saído da péssima gestão de Álvaro Dias e diga que Natália tem rejeição”.

    O vereador de Natália, Daniel Valença, também deu sua resposta: “A companheira Natália Bonavides estará no segundo turno das eleições deste ano. E isso não depende do desejo de Rafael Motta”.

    Resultado: portas fechadas para o o diálogo entre PT, PSB e Republicanos.

    Resumo da novela

    Enquanto a centro-direita avança na unidade em torno de Paulinho Freire (UB – também este da base de Lula), a centro-esquerda se esfarela, atolada em projetos pessoais, vaidades e rancores.

    Falta um líder, falta um adulto na mesa.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Petistas estudam abandonar Natália e apoiar Carlos Eduardo já no 1º turno

    por Girotto

    No próximo dia 15 de março, o PT do RN aguarda a visita de sua presidente nacional, Gleisi Hoffmann, para um evento de pré-lançamento da deputada federal Natália Bonavides à prefeitura de Natal. Contudo, o ambiente dentro da legenda é de mais incertezas que convicção.

    O blog tem ouvido de petistas que após o carnaval, com uma definição mais clara dos contornos da disputa municipal, chegou a hora de rediscutir a candidatura de Natália.

    Os defensores da mudança de posição no partido enxergam uma chance real de eleger Carlos Eduardo (PSD) já no 1º turno, caso os petistas embarquem desde já em sua campanha. Isso, segundo eles, evitaria o “vexame” de o PT ficar fora do 2º turno na eleição de outubro.

    As movimentações pela desistência de lançar Natália envolvem ainda outros contornos, os quais analisaremos em novos artigos nesta semana.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *