• Turista morre afogado na Praia de Ponta Negra, em Natal

    A bruxa está solta na praia de Ponta Negra, em Natal. Poucos dias após a morte – até o momento não-explicada – do professor Arisson Brito, um homem identificado como Juan Martinez, de 62 anos, morreu afogado a alguns metros de onde o corpo de Arisson fora encontrado.

    Não há relação entre os dois casos. Arisson foi assassinado, ao passo que o turista Juan morreu por um acidente. Mas duas mortes no cartão postal da cidade num espaço tão estreito tem deixado banhistas com uma sensação nada agradável em frequentar o local.

    Juan era de Minas Gerais e estava hospedado numa pousada. Após nadar um pouco no mar, sentiu dificuldades para retornar à costa. Um surfista ainda procurou resgatá-lo, mas o turista já estava sem vida. Os detalhes serão investigados pelo Instituto Médico Legal.


  • Potengienses têm casas invadidas pela chuva

    Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o resultado das fortes chuvas que caíram sobre o Rio Grande do Norte nos últimos dias.

    Em São Paulo do Potengi, algumas casas foram atingidas pelo acúmulo das águas, além de ruas comprometidas.

    Três residências de potengienses foram particularmente afetadas, resultando em perdas materiais significativas.

    Uma das famílias perdeu tudo, em outra um muro desabou

    A obra contribuiu?

    Um dos vídeos gravados pelos moradores de SPP alega que uma obra realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN teria agravado a situação.

    A CAERN esteve no local.

    Para saber mais notícias de São Paulo do Potengi, clique aqui.

    Chuvas até domingo

    O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn, alerta sobre as chuvas nos próximos dias.

    A Emparn registra informações diárias sobre as chuvas, em todas as regiões do RN. Ontem, terça, o boletim pluviométrico das 9h15 registrou chuvas em 84 postos de monitoramento nas 24 horas anteriores.

    De acordo com o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas irão continuar, com risco de descargas elétricas. 

    De acordo com Gilmar, as análises apontam a previsão de continuidade de chuvas pelo menos até o dia 10 março, “tanto no interior como na faixa litorânea e agreste potiguar”.

    Fonte: Redação

    Imagem e vídeo: Redes sociais


  • Abecedistas questionam conduta do América na final do Estadual e Procon intervém

    O valor do ingresso para o clássico que definirá o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar está dando o que falar. O América, mandante da partida, havia determinado os preços de R$ 50,00 e R$ 100,00, um aumento substancial em relação ao que vinha sendo praticado. Ontem (27), o Procon, atendendo a reclamações feitas ao órgão, interveio, amparado pelo Estatuto do Torcedor, alegando que não pode haver diferenciação no preço dos ingressos entre a torcida visitante e a anfitriã.

    A torcida do ABC vai além em suas críticas. Questionam não somente o aumento do ingresso como a redução da capacidade do Arena das Dunas como artifício para reduzir o público abecedista na decisão. Além disso, criticam o fato de o sistema permitir a compra de somente um ingresso por pessoa, o que não costuma ser regra.

    Até o momento, a Federação Norte-Riograndense de Futebol não se posicionou. Ela tem até 48 horas para acatar a notificação do Procon, estando sujeito a multa caso não o faça.


  • RN terá chuvas até domingo

    O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn, alerta sobre as chuvas nos próximos dias.

    A Emparn registra informações diárias sobre as chuvas, em todas as regiões do RN. Ontem, terça, o boletim pluviométrico das 9h15 registrou chuvas em 84 postos de monitoramento nas 24 horas anteriores.

    Os municípios do  Leste do estado registraram maior volume de chuva:

    Nísia Floresta – 45mm;

    Parnamirim – 30,2mm;

    Goianinha  – 23,4mm;

    Natal – 17mm. 

    De acordo com o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas irão continuar, com risco de descargas elétricas. 

    De acordo com Gilmar, as análises apontam a previsão de continuidade de chuvas pelo menos até o dia 10 março, “tanto no interior como na faixa litorânea e agreste potiguar”.

    Para saber mais informações da Emparn, clique aqui.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • UFRN se destaca como 2ª melhor universidade do Nordeste em ranking internacional

    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, conquistou uma posição de destaque ao ser reconhecida como a segunda melhor instituição de ensino superior do Nordeste brasileiro.

    A colocação veio através da publicação da 20ª edição do Webometrics Ranking of World Universities. 

    Este ranking internacional avalia universidades em todo o mundo com base em métricas de visibilidade, transparência e excelência.

    No cenário nordestino, a UFRN divide o pódio com a Universidade Federal de Pernambuco, que ocupa o primeiro lugar, e com a Universidade Federal da Paraíba, classificada em terceiro.

    Ranking Nacional

    No ranking nacional, a UFRN alcançou a 12ª posição, enquanto a Universidade de São Paulo (USP) se destacou como a melhor instituição brasileira, ocupando a 87ª posição no ranking global.

    Além da UFRN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN foi a única outra instituição potiguar a figurar na lista de 2024 do Webometrics, conquistando o 87º lugar no Brasil.

    Metodologia de pesquisa

    A metodologia do ranking considera três medidas principais: visibilidade, que analisa o impacto do conteúdo relacionado à instituição na internet; transparência, avaliando o número de citações dos autores mais influentes da universidade; e excelência, relacionada ao número de pesquisas classificadas entre as 10% mais citadas em cada uma das 27 disciplinas da base de dados Scimago.

    O Cybermetrics Lab, responsável pelo Webometrics Ranking, está vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), um órgão público espanhol que promove a pesquisa científica e tecnológica. Essa associação confere credibilidade e reconhecimento internacional ao ranking.

    Já sabe que a Prefeitura do Natal está com as inscrições de um concurso público abertas? Clique aqui!

    Fonte: Redação

    Imagem: UFRN


  • Brasil tem quase um milhão de casos prováveis de dengue

    Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue, incluindo dados preocupantes sobre o Rio Grande do Norte. 

    O país contabiliza ainda 184 mortes confirmadas pela doença e 609 óbitos em investigação, com o RN contribuindo para esses números alarmantes. 

    O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 453,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

    Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta terça-feira, 27, pelo Ministério da Saúde, evidenciando a necessidade de medidas urgentes em todo o país.

    Entre os casos prováveis, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens, com a faixa etária dos 30 aos 39 anos seguindo como a mais afetada pela dengue no país. 

    Esta tendência é similar no RN, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos, indicando a abrangência da doença entre diferentes faixas etárias.

    Dengue no Brasil

    Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (311.333), seguido por São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169), e Paraná (94.361). 

    Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (3.484,8 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (1.515,8), Acre (828,7), e Paraná (824,6). 

    Para saber de tudo o que acontece no RN, clique aqui.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • IFRN de São Paulo do Potengi lança Especialização em Estudos Linguísticos e Literários

    O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN de São Paulo do Potengi, realizou a aula inaugural do seu primeiro curso de pós-graduação.

    O curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Literários terá carga horária total de 400 horas e será ministrado ao longo de 3 semestres, divididos em 3 módulos distintos. 

    Com a oferta de 40 vagas, o ingresso é aberto a discentes de todas as áreas do conhecimento, proporcionando uma oportunidade de formação continuada para profissionais ligados ao ensino de Letras, bem como para aqueles que têm interesse nos estudos linguísticos e literários.

    As aulas estão programadas para ocorrerem nas quartas-feiras, durante os períodos matutino e vespertino, facilitando o acesso aos participantes que buscam conciliar estudos com outras responsabilidades profissionais e pessoais.

    IFRN SPP

    O IFRN em São Paulo do Potengi tem 10 cursos, distribuídos nos mais diversos níveis, entre as seguintes modalidades: Especialização, FIC, Licenciatura, Técnico Integrado e Técnico Subsequente, além da nova turma de Pós-graduação.

    Fonte: Redação

    Imagem: IFRN SPP


  • Líder de facção criminosa baiana é capturado em residência de luxo em Natal

    Nesta terça-feira, 27, em uma ação  conjunta das polícias da Bahia e do Rio Grande do Norte, foi efetuada a prisão do líder de uma facção criminosa do município baiano de Feira de Santana.

    A Operação Magma prendeu o criminoso em uma luxuosa residência na cidade de Natal. O suspeito foi detido sob acusação de uso de documentação falsa.

    Operação Magma

    A operação, coordenada pela Polícia Federal em colaboração com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RN e FICCO/BA), tinha como alvo um membro de destaque da facção, que exercia função de liderança na região de Feira de Santana.

    O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do TJ/RN – UJUDOCRIM. O indivíduo detido já possuía três mandados de prisão em aberto, incluindo acusações de homicídio qualificado e uso de documento falso.

    O preso

    Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o suspeito estava envolvido em uma série de atividades ilícitas, que incluíam homicídios, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e armas, roubo, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo.

    Apesar de sua atuação criminosa em Feira de Santana, o indivíduo comandava a facção a partir de Natal, desfrutando de uma vida luxuosa na capital potiguar. Durante quatro meses, as equipes da Operação Magma realizaram atividades de inteligência para localizar e capturar o traficante.

    O suspeito, após os procedimentos de polícia judiciária na sede da Polícia Federal, será transferido para o sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelos crimes pelos quais é acusado.

    Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no RN? Clique aqui.

    Fonte: Redação

    Imagem: Divulgação


  • Governo do estado anuncia o reajuste do piso salarial dos professores. E o concurso?

    O Governo do Rio Grande do Norte comunicou ontem (27) a forma de implantação do piso do magistério. O reajuste será de 3,62%, de acordo com a portaria nº 61/2024, do Ministério da Educação. Sendo assim, para uma jornada de 40 horas, o salário será de R$ 4.580,57.

    Cerca de 1.600 professores ainda recebem abaixo deste valor, e eles receberão o reajuste de maneira integral – incluindo o retroativo – já na folha de março. Os demais professores, que contam com o vencimento atual acima do valor do piso proporcional à jornada de 30 horas serão contemplados após projeto de lei do reajuste ser encaminhado para a Assembleia Legislativa e aprovado pelos parlamentares.

    A pergunta que tem gerado muitos questionamentos nas redes sociais do governo do estado e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, no entanto, é outra: e o concurso? Quantos meses já faz que a governadora anunciou o certame e ele ainda não foi publicado? Já vai fazer um ano que a Secretária de Educação afirmou que o concurso para reposição de professores estava na ordem do dia e até agora nada. Importante frisar que o último concurso, realizado em 2015, já está vencido. Hoje, só professor temporário pode entrar em atividade no estado.


  • Força Penal Nacional é convocada para ajudar nas buscas pelos fugitivos do Presídio Federal de Mossoró

    A recém-criada nova força policial penal, a Força Penal Nacional (FPN), criada em dezembro de 2023 terá uma das suas primeiras missões: resgatar os presos fugidos do Presídio Federal de Mossoró.

    A FPN foi criada com o objetivo de “responder de forma eficaz a crises no sistema prisional” e promover cooperação entre as forças policiais.

    Anteriormente, em 2017, a FPN era uma espécie de “força-tarefa” especialmente designada para auxiliar em crises do sistema prisional do Brasil. Agora, desde o novo convênio firmado pela União, ela passa a ser uma força policial própria.

    Serão destacados 50 agentes da FPN para atuarem nas buscas, que se soma aos esforços estaduais e federais nas buscas pelos presidiários foragidos do Presídio Federal de Mossoró.

    Com esse reforço, tem-se atualmente mais de 500 agentes de segurança pública estadual e federal na busca dos fugitivos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento.

    Fazem 12 dias que os aprisionados do sistema federal escaparam da prisão federal de segurança máxima.

    Fonte: Redação
    Foto: Ministério de Justiça e Segurança Pública





Jesus de Ritinha de Miúdo