Jesus de Ritinha de Miúdo

  • UFRN oferta mestrado e doutorado em diversos cursos

    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN está com vagas abertas para mestrado e doutorado em cursos de diversas áreas.

    Em alguns, como Mestrado em Bioinformática para pesquisador de empresas e Mestrado em Engenharia Têxtil, as inscrições encerram amanhã, 15.

    Já para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, as inscrições encerram em maio.

    Inscrições

    Os editais com os cronogramas, as etapas dos processos seletivos e a  documentação exigida para as inscrições estão disponíveis no site do Sigaa. 

    Os candidatos devem se inscrever a partir do acesso ao GOV, selecionando o curso necessário e preenchendo o formulário.

    Veja os prazos de inscrição de cada curso:

    Mestrado em Engenharia Têxtil: inscrições até 15/02.

    Mestrado em Bioinformática para pesquisador de empresas: inscrições até 15/02.

    Mestrado em Bioinformática para ampla concorrência: inscrições até 20/02.

    Mestrado em Filosofia: inscrições até 16/02.

    Mestrado em Economia: inscrições até 16/02.

    Mestrado em Ciências Farmacêuticas: inscrições até 16/02.

    Doutorado em Bioinformática para pesquisador de empresas e ampla concorrência: 15/02.

    Doutorado em Ciências Farmacêuticas: inscrições até 16/02.

    Doutorado em Filosofia: inscrições até 16/02.

    Mestrado em Saúde Coletiva, na Facisa: inscrições até 15/03.

    Doutorado em Nutrição: inscrições até 27/03.

    Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática: inscrições até 06/05.

    Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática: inscrições até 06/05.

    Doutorado em História: inscrições até 22/10.

    Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais: inscrições até 31/10.

    Fonte: Redação

    Imagem: UFRN


  • Zamith e Neto Mafra no CarnaFormiga

    No último sábado (10), Carlos Zamith (MDB) e Neto Mafra (PSDB) estiveram no CarnaFormiga 2024, os pré-candidatos estavam acompanhados de seus apoiadores.

    O evento foi organizado por Jorge Luiz Borges, na comunidade Formigueiro, e contou com a presença dos vereadores Léo Peppa (PSDB), Cacau (PSDB) e Tt (PSD), além do pré-candidato Fernandes Zé Ribeiro (MDB).

    Descontraídos, Zamith e Mafra foram afagados pelos presentes, e entre um aperto de mão e um abraço, a política circulou nas rodas de conversas, em que os pré-candidatos puderam sentir, mais uma vez, à recepção popular aos seus nomes.


  • Casarão dos Guararapes de Macaíba vai receber projeto de revitalização

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte – MPRN, conquistou uma decisão judicial que  determina ao Governo do Estado a elaboração e apresentação de um projeto de reforma e revitalização da estrutura do Casarão dos Guararapes.

    A decisão é fruto de uma ação civil pública e a sentença estabelece um prazo de dois anos para a conclusão do projeto.

    O Casarão dos Guararapes se localiza em Macaíba, na divisa com Natal.

    A promotora de Justiça Rachel Germano, responsável pelo caso, declara a satisfação do MPRN pela decisão favorável e do ganho cultural e histórico do cidadão norteriograndense:

    “(…) não se trata apenas de restaurar o antigo prédio, mas de reconstruir fielmente o que um dia foi. É crucial preservar as ruínas e construir um novo espaço ao lado, como um museu, centro cultural ou memorial, para contar essa história. Esse é um caminho possível na execução da sentença. Além do valor histórico e cultural, as ruínas possuem uma beleza cênica singular, realçada pela paisagem natural ao redor, composta pela mata atlântica e pelo rio Jundiaí”.

    O Casarão já recebeu projetos anteriores, em 2011 e  2016, no entanto, nenhum foi concretizado devido a restrições orçamentárias.

    Segundo a promotora, ao visitar o local, e perceber o abandono e os danos causados por vandalismo e saques, foi possível reconhecer a omissão do Poder Público.

    Com a situação, se determinou que o Estado inclua verbas em seu orçamento para a preservação do patrimônio histórico-cultural.

    O Casarão

    O Casarão dos Guarapes, se localiza em uma área privilegiada, na divisa entre os municípios de Natal e Macaíba, às margens da BR-226.

    Ele foi um um marco na economia potiguar do século XVIII e as ruínas, com pouco mais de 200 metros quadrados, são tudo o que resta do complexo Fabrício & Cia, onde ficavam a casa e o escritório do comerciante Fabrício Gomes Pedroza

    O local abrigava toda a produção de açúcar, couro, algodão e diversos outros produtos de cidades do interior do estado, que eram enviados para outras regiões do Brasil e países da Europa, principalmente a Inglaterra.

    Na ação civil pública, foi demonstrado que o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico do RN em 1990 e adquirido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2002, passando desde então aos cuidados da Fundação José Augusto – FJA. 

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Nísia Floresta: o berço da Campanha da Fraternidade no Brasil

    A Campanha da Fraternidade, uma iniciativa revolucionária na história da Igreja Católica no Brasil, teve suas raízes na cidade de Nísia Floresta.

    Iniciada em 1964, em plena Ditadura Militar, a campanha foi o resultado da visão progressista de lideranças católicas que buscavam uma maneira concreta de vivenciar os ensinamentos do Evangelho no contexto social brasileiro, especialmente durante o período da Quaresma.

    A escolha de Nísia Floresta como berço da Campanha da Fraternidade não foi aleatória. A cidade, já era conhecida por sua rica biodiversidade e pelo engajamento comunitário de seus habitantes.

    Em Nísia, estava o ambiente ideal para o nascimento de uma campanha que vinha a promover a justiça social, a paz e a solidariedade entre os povos. 

    De Nísia Floresta para o mundo, a primeira Campanha local se transformou em um movimento nacional, adotado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o objetivo de despertar a consciência social e comunitária da fé católica.

    Objetivos da Campanha da Fraternidade

    Os objetivos da Campanha são bem claros: promover a reflexão sobre problemas sociais que afetam a sociedade brasileira, incentivar a solidariedade e a ação concreta entre os fiéis e a sociedade em geral, e cultivar valores como a justiça e a paz. 

    Anualmente, a campanha adota um tema e um lema que guiam as reflexões e ações durante o período da Quaresma, incentivando a prática do jejum, da oração e da caridade.

    O legado da Campanha da Fraternidade é vasto e profundo e ao longo de décadas, essa iniciativa tem incentivado a discussão sobre temas urgentes, como a desigualdade social, a violência, o meio ambiente, entre outros, sempre sob a luz dos ensinamentos cristãos de amor ao próximo e cuidado com os mais vulneráveis.

    Nísia Floresta, com sua participação histórica, o local de nascimento da Campanha, ocupa um lugar especial nesse legado, ao se tornar um símbolo de fé.

    A memória dessa primeira campanha continua a inspirar as gerações atuais a olhar para além de suas necessidades individuais e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Quaresma e Campanha da Fraternidade 2024 iniciam amanhã

    Amanhã, 14, na Quarta-feira de Cinzas, a comunidade católica dá início à dois profundos simbolismos: a Quaresma e a Campanha da Fraternidade.

    Enquanto a Quaresma é marcada pela introspecção e renovação espiritual, que prepara os fiéis para a Páscoa, a Campanha da Fraternidade – CF emerge como um marco de solidariedade e reflexão, celebrando seus 60 anos de história em 2024. 

    Com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23,8), a Campanha nos convida a cultivar o bem comum e a viver em harmonia. 

    A CF, ao longo dos anos, não é apenas uma campanha sazonal, mas um convite contínuo à transformação pessoal, comunitária e social, com programação em todo o país.

    De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

    1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

    2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

    3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja.

    O legado de Nísia Floresta

    É impossível falar da CF sem mencionar Nísia Floresta, a cidade que testemunhou o nascimento dessa mobilização que viria a se espalhar por todo o Brasil. 

    Foi em Nísia Floresta, que a campanha encontrou seu primeiro lar, na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, e desde então tem inspirado toda a comunidade católica a abraçar a fraternidade e a amizade social.

    Veja os horários das celebrações das missas de cinzas, que marcam o início da Quaresma e da Campanha em algumas cidades do interior, região metropolitana e capital:

    Interior – Igreja Matriz

    . Área Pastoral Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Ceará-Mirim – 7h30 e 19h

    . Nossa Senhora da Conceição – Santa Maria – 19h

    . Nossa Senhora de Fátima – Passa e Fica – 10h

    . Nossa Senhora do Amparo – Coronel Ezequiel – 19h

    . Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barcelona – 8h e 19h

    . Sagrado Coração de Jesus – Bom Jesus – 19h

    . Santa Rita de Cássia – Santa Cruz – 7h e 19h

    . São Francisco de Assis – Lagoa de Pedras – 7h30 e 19h30

    . São João Batista – Arez – 19h

    . São José Operário – Jandaíra – 19h30

    . São Pedro Apóstolo – São Pedro – 19h

    . São Pedro Apóstolo – Várzea – 19h30

    . São Vicente Férrer – Itajá – 19h

    . Igreja de São João Batista – Ruy Barbosa – 17h

    . Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz – 10h

    Região Metropolitana – Igreja Matriz

    . Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim – 18h

    . Santo Antônio – Santo Antônio do Potengi – São Gonçalo – 19h

    . São João Batista – Praia de Pitangui – 19h

    . São Lucas – Conjunto Amarante – 19h

    . São Miguel Arcanjo – Extremoz – 7h e 19h

    Natal

    . Catedral Metropolitana – 8h, 11h, 16h30 e 19h

    . Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Quintas – 7h e 19h

    . Jesus Bom Pastor – Bom Pastor – 8h e 19h

    . Nossa Senhora Aparecida – Neópolis – 17h e 19h30

    . Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta – 7h e 16h30

    . Nossa Senhora da Candelária – Candelária – 18h

    . Nossa Senhora de Fátima – Parque das Dunas – 19h

    . Nossa Senhora dos Navegantes – Redinha – 8h

    . Sagrado Coração de Jesus – Morro Branco – 19h

    . Santa Rita de Cássia dos Impossíveis – Ponta Negra – 8h e 18h

    . Santana – Soledade 2 – 7h e 19h

    . Santo Ambrósio Francisco Ferro – Planalto – 9h e 19h

    . Santo Antônio de Pádua – Parque dos Coqueiros – 19h

    . Santuário dos Mártires – Nazaré – 19h

    . São Francisco de Assis – Cidade Satélite – 19h

    . São João Bosco – Gramoré – 8h e 19h

    . São José – Cidade Nova – 8h e 19h30

    . São Pedro Apóstolo – Alecrim – 6h30 e 18h

    . São Tiago Menor – Conjunto Santarém – 7h e 19h

    . São Tomé Apóstolo – Conjunto Cidade do Sol – 19h30

    Fonte: Redação

    Imagem: CNBB


  • Carnaval 2024 contará com mais de 3 mil agentes de segurança do RN

    O Governo do Rio Grande do Norte apresentou o planejamento da Operação Carnaval 2024, que terá um efetivo de 3.200 homens e mulheres por dia de serviço.

    As ações de segurança pública serão intensificadas durante todo o período do carnaval 2024, iniciando hoje, 10, pela manhã e se estendendo-se até a quarta-feira de cinzas.

    A operação contará com a atuação conjunta de diversas instituições, como as Polícias Militar, Rodoviária e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP.

    O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOPAER, atua em colaboração com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), Polícia Rodoviária Federal, DETRAN-RN, DER-RN, IDEMA-RN, SESAP e SETUR-RN. 

    O investimento estimado para essa iniciativa é de cerca de R$ 5 milhões.

    Veja alguns detalhes da operação:

    Polícia Militar

    Com o incremento de 2.000 policiais militares por dia, a PM atuará em diversas cidades do estado, incluindo policiamento a pé, motorizado, à cavalo, em quadriciclos e bicicletas. 

    Estrategicamente, a cobertura será reforçada em polos como Natal, Parnamirim, Apodi, Assú, Macau, Caicó e o litoral.

    Polícia Civil

    As ações da Polícia Civil serão coordenadas na região Metropolitana e no interior do estado. 

    Os plantões ordinários e o atendimento ao público serão mantidos.

    Corpo de Bombeiros Militar

    Com um efetivo de 1.174 militares, o Corpo de Bombeiros realizará ações preventivas, educativas e de fiscalização em pontos estratégicos do litoral potiguar e algumas e áreas urbanas.

    Serão disponibilizados 22 postos de guarda-vidas em municípios litorâneos.

    ITEP

    Equipes do ITEP estarão dobradas nos municípios de Caicó e Mossoró, além das realizarem ações de conscientização sobre o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” em Natal, Caicó e Mossoró.

    CIOPAER

    Pela primeira vez, o RN contará com duas aeronaves em operação durante o Carnaval. Helicópteros serão empregados no patrulhamento do litoral Sul e Norte do estado, reforçando a segurança tanto em áreas urbanas quanto nas praias.

    Fonte: Redação

    Imagem: Adriano Abreu


  • MPRN recomenda controle de ruídos no carnaval 2024 de Caicó, Nísia Floresta e outros

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte – MPRN, emitiu recomendações para os Municípios de Caicó, Arez, Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino acerca da necessidade de controle da poluição sonora durante o carnaval.

    De acordo com o MPRN, a medida vem para contribuir para a qualidade de vida da população dessas localidades, ressaltando que a poluição sonora é crime e afeta a saúde pública.

    Nos Municípios de Nísia Floresta, Arez e Senador Georgino Avelino, a 2ª Promotoria de Justiça orientou que se estabeleçam condições específicas ao conceder licenças ou alvarás para eventos que utilizem a amplificação do som. 

    As recomendações também se estendem ao Comando do Batalhão de Policiamento Ambiental e à Companhia de Polícia Militar que atuam nestes municípios.

    Esses órgãos devem identificar as supostas vítimas de perturbação do sossego, atestar a intensidade das emissões sonoras e determinar a cessação da conduta.

    Os proprietários serão ainda encaminhados à delegacia, onde será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, caso seja configurada prática delitiva.

    Para tornar a medica mais eficaz, as Secretarias Municipais responsáveis pelos órgãos de fiscalização e meio ambiente foram instruídas a realizar fiscalizações e a atender prontamente às solicitações da população.

    Poluição sonora

    A poluição sonora é uma questão séria, configurando crime conforme a Lei nº 9.605/98, que abrange qualquer forma de poluição prejudicial à saúde humana. 

    O MPRN alerta para o respeito ao silêncio como direito de todos e destaca a importância do cumprimento das normas vigentes para garantir a tranquilidade e bem-estar da comunidade durante o período carnavalesco.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Repasse do Fundo de Participação dos Municípios garantirá mais de R$ 263 milhões para cidades do RN em fevereiro

    O Governo Federal repassou ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 9, mais de R$ 263 milhões referentes ao Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

    Entre os municípios do estado que receberão as maiores quantias, além da capital, estão Macaíba, com R$ 4.941.468,91 e Extremoz, com R$ 4.235.538,38 a receber.

    Já Barcelona, Coronel João Pessoa, Lagoa de Pedras e Ouro Branco, por exemplo, receberão um valor de R$ 1.058.883,94 cada.

    O FPM

    O FPM é uma transferência constitucional da União para os municípios. Os valores correspondem ao primeiro decêndio do mês de fevereiro de 2024 e são distribuídos de acordo com cada município. O FPM destina 10% dos seus recursos para as capitais dos estados, incluindo Brasília, 3,6% para os chamados municípios de Reserva, aqueles que possuem populações acima de 142.633 habitantes.

    O restante, 86,4%, são distribuídos para os municípios que não se enquadram nas outras duas categorias.

    A Lei Complementar 62/89 determina que os recursos do FPM serão transferidos nos dia 10, 20 e 30 de cada mês sempre sobre a arrecadação do IR e IPI do decêndio anterior ao repasse.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • PRF intensifica operação Carnaval 2024 nas rodovias do RN hoje

    A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte – PRF/RN, dá início à Operação Carnaval 2024 hoje, 9.

    Durante os seis dias de ação, que se estenderá até as 23h59 da quarta-feira (14), será reforçada a fiscalização nas rodovias federais para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que trafegam neste período. 

    A época tem um aumento do fluxo de veículos e, consequentemente, do risco de acidentes. Assim, a PRF reforçará o patrulhamento em trechos estratégicos para coibir infrações como ultrapassagens em locais proibidos, excesso de velocidade e direção sob efeito de álcool.

    Haverá ainda restrições de tráfego para veículos que excedem os limites regulamentados de dimensão e peso.

    A Operação Carnaval 2024 integra as atividades do Programa Rodovida, um conjunto de iniciativas coordenadas por instituições do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, voltadas para a segurança viária e a redução dos acidentes de trânsito.

    Restrição de veículos:

    Veículos que excedem os limites regulamentares de 2,6m de largura, 4,4m de altura, 19,8m de comprimento, ou 57 toneladas de PBTC, não poderão trafegar nas BR 226.

    A restrição é para o trecho de Macaíba (km 32,8) a Currais Novos (km 175,5), e na BR 304, no trecho de Mossoró (km 20) a Macaíba (km 300), nos seguintes horários durante o Carnaval:

    09/02: 16h às 22h

    10/02: 06h às 12h

    13/02: 16h às 22h

    14/02: 06h às 12h

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Live da Sessão da Câmara Municipal de Barcelona é Interrompida

    O vereador José Elenilson, o Tt, levantou sérias críticas durante a sessão de ontem (8) da Câmara Municipal de Barcelona, direcionando sua atenção para as péssimas condições das estradas sob a gestão do prefeito Fabiano Lopes (PL), o Fabiano de Vavá. Em uma abordagem incisiva, Tt expôs as deficiências nas políticas de manutenção viária, destacando os impactos negativos na vida dos munícipes.

    Contudo, a transmissão ao vivo da fala do vereador foi interrompida abruptamente por volta das 20h24, deixando os espectadores e cidadãos perplexos. A interrupção gerou especulações sobre a natureza do ocorrido e levantou dúvidas sobre a transparência do processo legislativo.

    As estradas em condições precárias têm sido uma fonte constante de insatisfação entre os barcelonenses, e a intervenção de Tt prometia esclarecimentos e apontar possíveis soluções. A interrupção da transmissão aumentou a tensão e a curiosidade da população, que agora aguarda respostas do Poder Legislativo.

    Esse episódio ressalta a importância do acesso transparente às discussões legislativas e da necessidade de enfrentar os problemas críticos enfrentados pelas comunidades. O debate sobre as condições das estradas certamente continuará a ser um dos tópicos centrais nas conversas e demandas dos cidadãos em Barcelona.





Jesus de Ritinha de Miúdo





[addtoany]