Jesus de Ritinha de Miúdo

  • América e Náutico se enfrentam neste domingo pela final do Campeonato Municipal de Riachuelo

    Após mais de três meses de jogos movimentados, a terceira edição do Campeonato Municipal de Riachuelo está próximo de conhecer seu campeão! Neste domingo (18), às 15h30, no Estádio Queirozão, acontecerá a grande final da Série A, iniciada em novembro de 2023.

    As protagonistas da decisão são o América, que busca o bicampeonato, e o Náutico, que chega pela primeira vez à final e já se consagrou como a equipe revelação, dentre as dez equipes que participaram.

    A premiação anunciada pela Prefeitura é de R$ 4 mil para a equipe campeã e R$ 2 mil para a vice-campeã, além de troféus para ambas. Além delas, também receberão um troféu de premiação o artilheiro, o melhor goleiro e o craque do campeonato.


  • Força-tarefa descobre possíveis rastros de foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró

    Uma força-tarefa empenhada em recapturar os dois foragidos da Penitenciária Federal de Mossoró, encontrou pegadas, lençol e uma camiseta que podem pertencer aos criminosos. 

    Esses objetos foram encontrados durante as buscas, em uma casa situada a 7 km do Presídio Federal A casa foi furtada na noite da última quarta-feira, 14, mesma data da fuga, conforme informações.

    A fuga da unidade ganhou repercussão nacional nos principais canais de notícia e Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, os foragidos,  foram incluídos no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol, o mais alto nível de alerta para criminosos. 

    Com mais de 48 horas passadas desde a fuga, uma equipe de mais de 300 agentes de segurança, composta por efetivos estaduais e federais, está mobilizada no município na tentativa de recapturar os foragidos.

    Saiba como é o Presídio e quem são os foragidos clicando aqui.

    Fonte: Redação

    Imagem: Divulgação


  • RN tem mais de 370 mil títulos eleitorais cancelados

    Um levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE do Rio Grande do Norte revelou que, dentre os quase 3 milhões de eleitores registrados, uma parcela significativa enfrenta restrições que os impedirão de participar das próximas eleições. 

    Especificamente, 370.961 eleitores estão com seus títulos cancelados, enquanto outros 20.163 têm seus direitos políticos suspensos.

    A capital lidera esse cenário, com 80.200 eleitores com títulos cancelados, representando 12% do eleitorado local, além de 5.578 suspensões. 

    Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do estado, conta com 23.882 títulos cancelados, correspondendo a 11,41% de seu eleitorado, e 1.344 suspensões. Ocupando o terceiro lugar, aparece Parnamirim, que registra 15.513 cancelamentos (9,96% de seus eleitores) e 1.000 suspensões.

    No Seridó, Caicó destaca-se com 7.247 títulos cancelados (13,84%) e 514 suspensões, entre seus 52.350 eleitores. 

    Causas do Cancelamento e Suspensão de Títulos

    O cancelamento e a suspensão de títulos eleitorais resultam de normas legais destinadas a regulamentar os direitos políticos dos cidadãos. 

    O cancelamento ocorre em situações como perda de direitos políticos, pluralidade de inscrições, falecimento do eleitor ou ausência não justificada em três eleições consecutivas. 

    Já a suspensão pode decorrer de obrigações como o serviço militar, condenações criminais, atos de improbidade administrativa ou legislações especiais.

    Como regularizar o Título Eleitoral

    Para eleitores com títulos cancelados ou suspensos, regularizar a situação eleitoral é fundamental para assegurar o direito ao voto. A Justiça Eleitoral disponibiliza um processo simplificado para essa regularização, que pode ser realizado em grande parte online, através do portal de Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seguir este guia passo a passo pode facilitar o processo para os eleitores:

    1. Acesse o Portal de Autoatendimento Eleitoral: Inicie sua jornada de regularização acessando o Autoatendimento do TSE. Esse portal foi criado para oferecer um acesso rápido e fácil a uma variedade de serviços eleitorais.
    2. Identifique a Necessidade de Regularização: No portal, você terá opções para verificar sua situação eleitoral. Isso é importante para entender exatamente o que precisa ser regularizado, seja o pagamento de multas por ausências não justificadas em eleições passadas ou a atualização de dados cadastrais.
    3. Reúna os Documentos Necessários: Para a regularização, será necessário ter em mãos documentos pessoais, como seu CPF e um documento de identidade com foto. Esses documentos são essenciais para confirmar sua identidade durante o processo.
    4. Solicitação de Regularização: Dentro do portal, siga as instruções para solicitar a regularização do seu título. O sistema é intuitivo e guiará você por cada etapa necessária, seja para atualizar informações, quitar multas ou outras pendências.
    5. Agendamento para Atendimento Presencial (se necessário): Caso seja necessário complementar a regularização com um atendimento presencial, o próprio site oferece a opção de agendamento. Isso garante um atendimento mais ágil e evita filas nas unidades de atendimento.
    6. Confirmação e Acompanhamento: Após completar o processo de solicitação de regularização, mantenha-se atento a qualquer comunicação do TSE sobre o status da sua solicitação. Em alguns casos, podem ser solicitadas informações adicionais ou documentos complementares.

    Realizar a regularização do título eleitoral é um passo importante não apenas para garantir o exercício do voto, mas também para a manutenção de outros direitos civis, como a emissão de passaporte ou a inscrição em concursos públicos.

    Fonte: Redação

    Imagem: TRERN


  • PT de Ceará-Mirim tem confusão interna

    O Partido dos Trabalhadores (PT) de Ceará-Mirim lançou pré-candidatura à prefeitura, contudo a decisão veio dos dirigentes, sem consulta a base, que prefere se unir a oposição. A questão é saber quem seria o pré-candidato a apoiar, visto que na base partidária não há consenso entre a qual das outras pré-candidaturas dar arrimo.

    O prefeito Júlio César (PSD) ofereceu a vice na chapa de seu pré-candidato Antônio Henrique, no entanto, há quadros do petismo que não querem saber de conversa com o mandatário, alegando que Júlio apoiou Jair Bolsonaro (PL) no pleito de 2022. Acontece que nenhum dos outros pré-candidatos pelo oposicionismo, o vice-prefeito Marcílio Dantas (PP), a ex-vereadora Jumaria Mota (PSB) e o ex-prefeito Peixoto (PDT) ofertaram as condições políticas que Júlio propôs.

    Um outro senão para o PT é que a pré-candidatura do ex-vereador Renato Martins não animou a militância, e Renato segue com míseros 2% das intenções de votos na média das pesquisas.

    Uma outra preocupação que ronda alguns petistas é que uma coligação com alguém da oposição prejudique a nominata à vereança da legenda. Além de oferecer a vaga de vice, o governismo se comprometeu em dar recursos políticos para o PT, enfim, fazer seu primeiro vereador na cidade.

    Há vozes que começam a defender uma aliança com o grupo do alcaide, embaralhando ainda mais para qual direção o PT ceará-miriense deve seguir. A agremiação está dividida e talvez o diretório estadual, leia-se a governadora Fátima Bezerra (PT), tenha que intervir nas negociações local.


  • Distribuição de vacina contra dengue para 19 municípios do RN já iniciou

    O governo do Estado do Rio Grande do Norte deu início, nesta quinta-feira, 15, a distribuição de 29.800 doses da vacina contra a dengue. 

    Inicialmente, as doses da vacina contra a dengue serão destinadas a dezenove municípios considerados prioritários.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização será iniciada pelas crianças de 10 a 11 anos, expandindo-se gradualmente para outras faixas etárias, à medida que novos lotes forem disponibilizados pelo fabricante.

    Municípios que receberão as vacinas

    Inicialmente, a vacina será administrada em dezenove cidades: 

    Natal, 

    Parnamirim, 

    Extremoz, 

    São Gonçalo do Amarante, 

    Macaíba, 

    Mossoró, 

    Baraúna, 

    Apodi, 

    Upanema, 

    Tibau, 

    Governador Dix-Sept Rosado, 

    Felipe Guerra, 

    Caraúbas, 

    Serra do Mel, 

    Areia Branca, 

    Messias Targino, 

    Grossos, 

    Janduís,

    Augusto Severo. 

    Dengue no RN

    No estado, foram registrados mais de 4 mil casos confirmados de dengue, sem ocorrência de óbitos até o momento deste ano.

    A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e tem a  por febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele como sintomas principais. 

    Em casos mais graves, pode levar a complicações que representam risco de morte. 

    Em 2023, o Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • RN tem 40% da população sem saneamento adequado

    Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 40% dos 3,3 milhões de habitantes potiguares enfrentam condições consideradas inadequadas no que diz respeito ao esgotamento e saneamento adequado.

    Dentre os métodos inadequados de esgotamento sanitário utilizados, estão incluídos o uso de buracos, valas, fossas rudimentares e até mesmo o despejo direto em rios, lagos, córregos e no mar. 

    Embora 99,8% das famílias potiguares possuam banheiro ou sanitário, muitas residências ainda recorrem a fossas rudimentares ou buracos para a disposição dos dejetos, ficando à margem da rede geral de esgotamento sanitário. Em 2022, mais de um milhão de pessoas residiam em cerca de 406,2 mil domicílios que utilizavam esses métodos inadequados, representando um sério problema de saúde pública e ambiental.

    O Plano Nacional de Saneamento Básico estabelece critérios para um esgotamento sanitário considerado adequado, tais como rede geral, rede pluvial, fossa ligada à rede e fossa séptica. Porém, o desafio persiste em grande parte do estado, com apenas 11 dos 167 municípios atingindo uma cobertura de esgotamento sanitário superior a 70%.Destacam-se nesse cenário os municípios de Viçosa, com 95,8% de cobertura, e Acari, com 83,9%. Por outro lado, Natal, a capital do estado, ocupa a 35ª posição, com apenas 43,7% da população atendida pela rede de esgotamento. Municípios como Lagoa de Pedras e Rafael Godeiro enfrentam os menores índices, com menos de 0,2% da população atendida pelo mesmo serviço.

    O desafio do saneamento básico não se restringe ao esgotamento sanitário. Em relação à coleta de lixo, embora 86,4% da população tenha acesso ao serviço de limpeza domiciliar, ainda há uma parcela significativa que recorre a métodos inadequados de destinação de resíduos, como queima na propriedade ou descarte em terrenos baldios.

    Diante desses dados, é evidente a necessidade de investimentos e políticas públicas voltadas para a melhoria do saneamento básico no Rio Grande do Norte, visando garantir não apenas a saúde e qualidade de vida da população, mas também a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Reajuste na tarifa do transporte intermunicipal e metropolitano do RN vai pesar no bolso da população

    Prepare seu bolso! A partir de hoje, 15, as novas tarifas dos ônibus intermunicipais e metropolitanos entram em vigor.

    Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio Grande do Norte – Setrans  e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – Fetronor, em comunicado, o reajuste ao usuário chegará ao valor máximo de 12,5%.

    Veja os novos valores

    Empresas Guanabara (intermunicipal), Cidade das Dunas e Cabral
    Linhas 134 e 135 (Ceará-Mirim/Centro e Ceará-Mirim/Rodoviária): R$ 7,25

    Empresa Litorânea
    Linhas São José de Mipibu/Natal e Tabatinga/Natal: R$ 9,10
    Linha Nísia Floresta/Natal: R$ 9,10

    Linhas Pirangi do Sul/Natal e Pirangi do Sul/Parnamirim: R$ 5,45
    Linha São José de Mipibu/Natal (até o Túnel da UFRN): R$ 8
    Empresa Guanabara (intermunicipal)
    Linhas 120, 121, 122 e 125: R$ 5,45

    Empresa Trampolim da Vitória
    Linhas C, CV, D, E, I, L, S, U, V: R$ 5,20
    Linhas A, B, P, J, M, G, R: R$ 5,45

    Fonte: Redação

    Imagem:


  • Fuga da Penitenciária de Mossoró: quem são os foragidos e como é a unidade prisional

    A fuga da Penitenciária Federal de Mossoró é considerada cinematográfica por muitos e se tornou destaque nas manchetes da semana em todo o Brasil. 

    Os principais veículos de comunicação, como CNN, Band News, Globo News, Jovem Pan e Record, repercutiram o ocorrido com detalhes, desde as alas atravessadas até a altura do muro por onde os criminosos pularam.

    Os fugitivos conseguiram escapar escalando uma das luminárias, acessando o teto e cortando a cerca de segurança. Diferentemente de outras penitenciárias federais, o presídio de Mossoró não possui uma muralha para contenção, o que facilitou a fuga. 

    Os investigadores consideram a possibilidade de falha humana ou cooptação na fuga da Penitenciária Federal de Mossoró, uma vez que ainda não foram esclarecidos os detalhes de como os detentos conseguiram atravessar pelo menos três portas e burlar o circuito de câmeras de vigilância.

    Esta é a primeira vez que uma ocorrência desse tipo acontece em uma das cinco prisões administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    O Ministério da Justiça levanta a suspeita de que uma obra em andamento no pátio do presídio tenha contribuído para a diminuição da segurança da unidade, possibilitando a fuga da Penitenciária Federal de Mossoró. 

    Segundo informações, um detector de metais estava desativado devido à obra, o que permitiu a entrada de materiais proibidos na prisão.

    Quem são os foragidos

    Os dois foragidos, Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, são ligados à facção criminosa Comando Vermelho, a mesma de Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido do presídio federal de Campo Grande (MS) para Mossoró em 11 de janeiro.

    Deibson e Rogério são do Acre e até setembro de 2023, cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

    Deibson, conhecido como Tatu, cumpria pena de 33 anos por assalto a mão armada e responde a processos por tráfico de drogas.

    Rogério, conhecido como Martelo,  também responde a processos por homicídio qualificado, roubo e violência doméstica. 

    Após participarem de uma rebelião, foram transferidos para a penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró.

    A Penitenciária

    A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em 2009 e tem capacidade para até 208 presos. 

    A unidade de Mossoró integra o Sistema Penitenciário Federal- SPF, que tem, ao todo, cinco penitenciárias federais em todo o país, todas de segurança máxima. 

    Além de Mossoró, há unidades em Brasília – DF, Porto Velho – R), Campo Grande – MS e Catanduvas – PR.

    As penitenciárias do sistema são dotadas de um projeto arquitetônico semelhante, com cerca de 12,3 mil metros quadrados de área construída. 

    Todas as celas são individuais e possuem 6 metros quadrados, onde os  presos permanecem por 22 horas do dia. 

    Os internos têm direito a banho de sol de duas horas.

    Fonte: Redação

    Imagem: Divulgação


  • Pablo Mafra: compromisso firme para o bem de Barcelona

    Pablo Mafra, que está à caminho do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tem se destacado pela humildade e trabalho exemplar a favor das comunidades de Barcelona. Com 26 anos, o jovem é visto como um dos campeões de votos para a eleição de outubro. Sua empatia o torna um representante acessível, capaz de compreender as reais necessidades da população.

    Comprometido em contribuir ativamente para o progresso e desenvolvimento sustentável do município, Pablo empunhará as bandeiras da agricultura, saúde, educação, cultura, assistência social, esporte, turismo e moradia popular, tendo a defesa dos mais humildes como principal causa de seu projeto político-social.


  • Ônibus é assaltado e cocaína apreendida em Macaíba neste carnaval

    Na madrugada de ontem, 13, um ônibus foi alvo de ação criminosa na comunidade de Riacho do Sangue, zona rural de Macaíba. 

    De acordo com informações recebidas pela Redação d’O Potengi, o veículo foi abordado por homens em um carro e duas motos.

    O motorista e sua esposa, os únicos ocupantes do ônibus naquele momento, tiveram seus pertences, documentos, dinheiro e a bolsa roubados.

    Uma queixa anterior identificou o roubo de uma motocicleta na comunidade de Canabrava no início da noite.

    Estes e outros crimes têm deixado a população em alerta.

    Cocaína apreendida

    Ainda durante o carnaval, na sexta-feira, 10, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 45 quilos de cocaína.

    O produto estava no km 290 da BR 304, em poder de um homem de 32 anos, preso em flagrante durante uma fiscalização. 

    Os 40 tabletes de cocaína estavam nas portas do automóvel e, de acordo com informações,  o motorista entregaria a carga na região da Grande Natal. 

    A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Parnamirim/RN.

    Fonte: Redação

    Imagem: Divulgação





Jesus de Ritinha de Miúdo





[addtoany]