Jesus de Ritinha de Miúdo
-
Sem acordo salarial, caminhoneiros fazem manifestação e fecham BR-101 em Parnamirim
Uma paralisação de caminhoneiros causou a interdição de um trecho da BR-101, em Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta segunda-feira (25). O bloqueio aconteceu no sentido Natal e provocou lentidão no trânsito até a liberação da via, por volta das 8h30.
O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas do Rio Grande do Norte (Sintrocern), que cobra um reajuste salarial de 16% para a categoria. A manifestação ocorre em meio ao impasse nas negociações entre os trabalhadores e as empresas de transporte de cargas do estado.
Na última quinta-feira (21), representantes dos caminhoneiros e do setor empresarial participaram de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN), mas o encontro terminou sem acordo definitivo.
Durante a audiência, a vice-presidente do TRT-RN, desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti, reforçou que a greve deve seguir as normas previstas para atividades consideradas essenciais, como o transporte rodoviário de cargas.
Inicialmente, as empresas ofereceram um reajuste de 4,11%, percentual rejeitado pelos trabalhadores. Após as discussões, os caminhoneiros concordaram em analisar uma proposta intermediária de 7%, mantendo aberta a possibilidade de novas negociações sobre outras cláusulas da convenção coletiva.
Por outro lado, os representantes patronais afirmaram precisar de aproximadamente 20 dias para consultar as empresas do setor antes de apresentar uma resposta definitiva sobre o novo percentual sugerido.
Participaram da reunião integrantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado do Rio Grande do Norte (Setcern) e do Sintrocern.
Como medida para minimizar os impactos da paralisação, o TRT determinou a manutenção de pelo menos 40% das atividades da categoria durante o movimento. A decisão também garante circulação livre para cargas consideradas prioritárias, como medicamentos, oxigênio, insumos hospitalares e transporte de animais vivos.
-
Avanço do Ebola na África coloca 10 países em alerta e mantém vigilância internacional; entenda o risco de chegar ao Brasil
O avanço dos surtos de Ebola na África elevou o nível de preocupação das autoridades sanitárias internacionais e colocou dez países do continente em estado de alto risco para novos casos da doença. O alerta foi emitido pelo Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África), diante do crescimento das infecções na República Democrática do Congo (RDC) e em Uganda, países que concentram os principais focos atuais do vírus.
Segundo o presidente do CDC África, Jean Kaseya, a classificação leva em consideração fatores como a proximidade geográfica com áreas afetadas, o intenso fluxo de pessoas e mercadorias e falhas nos sistemas de vigilância em fronteiras. Entre os países considerados de maior risco estão Sudão do Sul, Ruanda, Quênia, Zâmbia, República Centro-Africana, Tanzânia, Etiópia, Angola, Congo e Burundi.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de risco do surto na RDC de “alto” para “muito alto”. O país já registra 82 casos confirmados e sete mortes, além de cerca de 750 casos suspeitos sob investigação. Em Uganda, três novos casos foram confirmados recentemente, incluindo um profissional da saúde, um motorista e uma mulher que havia viajado da província congolesa de Ituri. O número total de casos confirmados no país chegou a cinco.
As autoridades sanitárias alertam que a circulação intensa entre fronteiras pode favorecer a disseminação do vírus. Por isso, governos africanos ampliaram ações de monitoramento em aeroportos, rodovias e regiões fronteiriças. Paralelamente, a OMS e o CDC África anunciaram um plano conjunto de resposta com duração de seis meses e investimento estimado em US$ 319 milhões.
O programa prevê rastreamento de contatos, isolamento de pacientes suspeitos, reforço no controle de infecções e campanhas de conscientização comunitária. Desse total, US$ 265 milhões serão destinados diretamente à RDC e Uganda, enquanto US$ 54 milhões serão usados na preparação de países considerados vulneráveis. As entidades internacionais também demonstraram preocupação com a escassez de vacinas e medicamentos licenciados para a doença.
E o Brasil?
Apesar do avanço dos surtos na África, especialistas afirmam que o risco de o Ebola chegar ao Brasil permanece muito baixo. Em entrevista à CNN Brasil, o infectologista André Bon, coordenador da área de Infectologia do Hospital Brasília, afirmou que o país possui estrutura epidemiológica capaz de responder rapidamente a um eventual caso importado.
Segundo o médico, o histórico recente reforça essa avaliação. Mesmo durante a grande epidemia de 2014, que atingiu fortemente Guiné, Libéria e Serra Leoa e provocou mobilização global, o Brasil não registrou casos da doença. Bon destaca ainda que o Ebola possui uma dinâmica de transmissão diferente de vírus respiratórios, exigindo contato direto com fluidos corporais de pessoas já sintomáticas.
Além disso, ele ressalta que as epidemias africanas ocorrem em contextos sociais e sanitários muito distintos da realidade brasileira, marcada por maior capacidade hospitalar e melhores condições de isolamento e vigilância epidemiológica. Ainda assim, especialistas defendem monitoramento constante diante das dificuldades enfrentadas na África para diagnóstico rápido, acesso às regiões afetadas e confirmação de óbitos causados pelo vírus.
A OMS reforça que o controle da doença depende de medidas rigorosas, como rastreamento de contatos, isolamento seguro de pacientes e procedimentos funerários adequados. Enquanto os surtos seguem avançando na África Central e Oriental, autoridades internacionais mantêm atenção redobrada para evitar que a doença ultrapasse fronteiras continentais e provoque uma nova emergência sanitária global.
-
ABC e América empatam no Frasqueirão e o alvinegro segue na liderança da Série D
O clássico entre ABC e América-RN terminou empatado em 1 a 1 neste domingo (24), no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela oitava rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o ABC manteve a liderança do Grupo A8, agora com 17 pontos, enquanto o América-RN chegou aos 15 e segue na disputa direta pelas primeiras posições.
O ABC começou a partida com maior organização ofensiva e conseguiu controlar boa parte das ações no primeiro tempo. A equipe comandada por Waguinho Dias aproveitou a pressão exercida na área adversária para abrir o placar antes do intervalo.
O gol alvinegro foi marcado por Wellington Carvalho, que apareceu bem dentro da área após uma jogada ofensiva e balançou as redes no Frasqueirão.
Com o empate, a disputa pela liderança do grupo permanece aberta, com os dois principais clubes potiguares separados por apenas dois pontos na tabela da Série D.
-
Semana de vacinação, de homenagens e de possível aprovação do fim da 6×1; tragédias são marcadas por indenizações e julgamentos
Secretaria de Saúde inicia hoje a campanha de vacinação nas escolas de Natal
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Educação e o Estado, dá início hoje à campanha de vacinação em escolas da rede pública. A ação abrange imunizantes contra Influenza, Covid-19 e HPV, buscando ampliar a cobertura vacinal entre o público infanto-juvenil. Uma estratégia correta para quem entende que a prevenção ainda é a ferramenta de saúde pública mais custo-efetiva à disposição.
Justiça indeniza mulher por falha em atendimento que a fez perder o bebê em Parnamirim
O Município de Parnamirim foi condenado a pagar R$ 60 mil por danos morais a uma mulher que perdeu o bebê durante a gestação após atendimento falho na maternidade local. A decisão sublinha a responsabilidade objetiva do ente público frente à negligência no atendimento básico à saúde. É o custo financeiro da falha estatal, embora o dano emocional seja, por definição, irreparável.
Demorou, mas Câmara articula para esta semana o fim da escala 6×1; a busca é por consenso
O presidente da Câmara, Hugo Motta, busca consenso para votar a PEC que reduz a jornada de trabalho semanal para 40 horas e elimina a escala 6×1. A celeridade da articulação reflete a pressão popular crescente sobre uma das pautas mais sensíveis aos trabalhadores brasileiros. Resta saber se o debate será pautado pelo bem-estar social ou se será soterrado pelo lobby empresarial de plantão.
Caso Henry Borel, que traumatizou o país, retorna ao Tribunal do Júri
O julgamento de Jairinho e Monique Medeiros, acusados da morte do menino Henry Borel, é retomado hoje no Rio de Janeiro. O caso, que completa cinco anos de tramitação, tornou-se um símbolo da morosidade da Justiça brasileira em casos de grande comoção pública. Espera-se que, finalmente, a luz do dia alcance o desfecho desse crime bárbaro.
História viva: Maria Gomes, primeira reitora do Brasil é do RN e será homenageada
A professora potiguar Maria Gomes, pioneira ao assumir a reitoria da Uern há quase cinco décadas, será homenageada com medalha de honra ao mérito. O reconhecimento resgata um capítulo fundamental da educação superior pública no RN e no país. É o tipo de memória institucional que preserva a identidade e o orgulho de um estado que, muitas vezes, esquece seus próprios gigantes.
Estudantes potiguares criam aplicativo para doação de leite; projeto foi premiado nacionalmente
Equipe do IFRN Campus Natal Central conquistou o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Tecnologia com o projeto “Kamby”. O aplicativo visa desburocratizar a logística de doação de leite materno no país, demonstrando a relevância dos institutos federais para além da teoria. Um sopro de utilidade pública em meio à mediocridade digital.
Justiça dos EUA autoriza citação de Alexandre de Moraes, elevando a tensão
A Justiça americana autorizou que o ministro do STF seja citado via e-mail em ação movida pelo Rumble e pela Trump Media & Technology Group. O caso eleva o nível da disputa jurídica entre o Judiciário brasileiro e empresas de tecnologia ligadas à esfera do ex-presidente Donald Trump. A soberania judicial brasileira diante de gigantes da comunicação global entra, definitivamente, em águas desconhecidas.
-
Campeonato São-gonçalense de Futebol 2026 começa neste final de semana com mais de R$ 32 mil em premiações
A paixão pelo futebol vai tomar conta de São Gonçalo do Amarante a partir deste sábado (30), com o início do Campeonato Municipal de Futebol 2026. A competição reunirá 38 equipes, sendo 18 na Série A e 20 na Série B, consolidando-se como um dos maiores campeonatos municipais de futebol amador do estado.
Promovido pela Associação Desportiva São-gonçalense (ADS), com apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), o campeonato será disputado em 20 campos espalhados pela zona urbana e rural, incentivando o esporte amador e a participação das comunidades.
A rodada de abertura da Série A acontece neste sábado, às 15h, com o confronto entre Bola Mucha e Bom Sucesso, no Campo do Potiguar, na comunidade de Guanduba. As demais partidas podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo.
Além da tradição e da rivalidade saudável entre as equipes, a competição contará com uma premiação total de R$ 32.500. Na Série A, o campeão receberá R$ 13 mil e o vice-campeão R$ 7 mil. Também serão premiados o artilheiro e o melhor goleiro da competição, com R$ 500 para cada. Já na Série B, a equipe campeã receberá R$ 7 mil e a vice-campeã R$ 4 mil. O artilheiro e o melhor goleiro também serão contemplados, com premiações de R$ 250 cada.
A secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Rayane Rocha, destacou a importância da competição para o fortalecimento do esporte local. “Estamos iniciando mais uma edição de um campeonato que movimenta atletas, dirigentes, torcedores e comunidades inteiras. É uma competição que valoriza os talentos do nosso município, promove integração social e fortalece o futebol amador de São Gonçalo”, afirmou.
O prefeito Jaime Calado ressaltou que o incentivo ao esporte faz parte da política de reconstrução do município. “O esporte transforma vidas, promove cidadania e gera oportunidades. Estamos investindo na valorização dos nossos atletas e no fortalecimento das competições esportivas em todas as regiões da cidade. O Campeonato Municipal é mais uma demonstração do nosso compromisso com o esporte são-gonçalense”, destacou.
O Campeonato Municipal de Futebol 2026 conta com patrocínio da Sterbom, Tropical Coco e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte Sebastião Cunha (Projeto de Incentivo RN + Esporte e Lazer).
-
Prefeito Jaime Calado inaugura pavimentação da estrada que liga Coqueiros a Uruaçu
Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, inaugurou a pavimentação da estrada que liga as comunidades de Coqueiros e Uruaçu.
A obra possui 1.258 metros de extensão e mais de 7.500 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo. O investimento total foi de R$ 960.019,00, com aplicação direta de R$ 742.301,61 na execução da obra.
A solenidade reuniu moradores e lideranças locais na comunidade de Coqueiros. Representando a população, Nazareno Alexandre relembrou as dificuldades enfrentadas pelos moradores nos deslocamentos diários e afirmou que a pavimentação representa “um sonho que se tornou realidade”.
Durante o evento, Zenaide destacou que a obra “é um exemplo de dignidade no acesso das pessoas às comunidades”. A senadora acrescentou que, apesar das dificuldades enfrentadas pela gestão municipal, isso não impede “o desejo de fazer mais pelo povo”.
O prefeito Jaime Calado apresentou ações realizadas durante suas gestões na região, como a reforma da Escola Municipal Maria Judite, a urbanização da comunidade com implantação de praça e a substituição de casas de taipa por moradias de alvenaria. Ele também anunciou novidades na mobilidade, entre eles uma reunião entre lideranças locais e o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran para discutir a implantação de uma linha de transporte para a comunidade.
“A minha felicidade é ver que Coqueiros está feliz”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a obra representa valorização para a região e põe fim às dificuldades de acesso enfrentadas pelos moradores. “Acabou o sofrimento”, declarou.
Participaram da solenidade os vereadores Nonato Queiroz, Nazareno Tavares, Ulisses Costa, Léo Medeiros, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Delma Silva, Anderson Morcego, Aninha Siqueira, Thiago Soares e Márcia Soares, além da deputada estadual Terezinha Maia e secretários municipais.
Após a cerimônia, a programação contou com apresentação da dupla Vivi Brito e Boyzinho do Piseiro.
A obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Fernando Mineiro.
-
Governo do RN chama novos professores aprovados em concurso da educação
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou a convocação de mais 530 professores aprovados no concurso público da educação estadual. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (22), por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Com a nova chamada, o total de profissionais convocados pelo Estado chega a 2.137 servidores efetivos para atuação na rede estadual de ensino. A ampliação das convocações ocorreu devido à necessidade de reforçar o quadro de docentes nas escolas públicas do RN.
Inicialmente, o concurso previa a oferta de 598 vagas para os cargos de professor e especialista em educação. No entanto, o governo decidiu ampliar o número de nomeações ao longo do processo seletivo, buscando fortalecer a estrutura da educação estadual e suprir demandas da rede.
Os candidatos convocados para assumir cargos na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) deverão apresentar toda a documentação exigida no edital do concurso. O prazo para entrega é de até 30 dias, contados a partir da data de publicação da convocação no Diário Oficial.
A expectativa é que os novos profissionais contribuam para melhorar o atendimento nas escolas e reforçar o ensino em diversas regiões do estado.
-
Corte máxima da Itália suspende extradição de Carla Zambelli e defesa comemora decisão
A Corte de Cassação da Itália, instância máxima da Justiça do país europeu, anulou a decisão que autorizava a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. A informação foi confirmada pela defesa da parlamentar, que também afirmou que ela já deixou a prisão após a nova determinação judicial.
Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, responsável pela defesa de Zambelli no Brasil, os magistrados italianos entenderam que as condenações impostas à ex-parlamentar apresentavam questionamentos relacionados à proporcionalidade das penas e à consistência das provas utilizadas nos processos.
De acordo com a defesa, a Corte italiana considerou especialmente controversos os depoimentos do hacker Walter Delgatti, peça central nas investigações sobre a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O advogado afirmou ainda que a própria Polícia Federal teria apontado contradições nas declarações do investigado.
Pagnozzi declarou que a decisão surpreendeu a equipe jurídica, principalmente diante das dificuldades enfrentadas durante o andamento do processo de extradição. Ele também criticou a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) nas ações conduzidas em território italiano.
A medida da Justiça italiana ocorre poucos dias após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinar que o Ministério da Justiça e o Itamaraty adotassem providências para acelerar a extradição da ex-deputada. A ordem havia sido expedida após uma decisão anterior da Justiça de Roma favorável ao pedido brasileiro.
O processo de extradição teve origem na condenação de Zambelli a dez anos de prisão pelo STF, relacionada à invasão dos sistemas eletrônicos do CNJ. A ex-parlamentar também responde a outra condenação, ligada aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
Segundo a defesa, a decisão da Corte de Cassação abrange os dois pedidos apresentados pelo Brasil, suspendendo, por enquanto, qualquer possibilidade de entrega da ex-deputada às autoridades brasileiras.
Com cidadania italiana, Zambelli deixou o Brasil em maio do ano passado. Antes de seguir para a Itália, ela passou pelos Estados Unidos. Em entrevistas concedidas após sua prisão em Roma, a ex-parlamentar afirmou que pretendia permanecer no país europeu e ser julgada pela Justiça italiana.
Enquanto o processo tramitava, a Justiça da Itália havia determinado que ela permanecesse detida na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, sob o argumento de risco de fuga.
No Brasil, a situação política de Zambelli também gerou disputa entre os Poderes. Em dezembro, a Câmara dos Deputados rejeitou a cassação do mandato da parlamentar. Posteriormente, o STF anulou a decisão dos deputados e confirmou diretamente a perda do mandato em razão da condenação criminal.
Agora em liberdade, a defesa avalia quais serão os próximos passos da ex-deputada e se ela poderá permanecer na Itália ou viajar para outro país sem risco de nova prisão internacional, já que seu nome segue incluído na lista vermelha da Interpol.
-
Venda de hospital da Unimed é boato; Henrique Alves permanece condenado pelo TRE-RN; Aécio Neves, por sua vez, parece ressuscitar
Unimed nega venda de hospital e atribui boato a um blog com quem já manteve relações comerciais
A Unimed RN emitiu nota oficial desmentindo boatos sobre a venda de seu hospital. A cooperativa classificou a informação como mentirosa e a atribuiu a um blog que, desde o fim de relações comerciais em 2025, mantém uma postura sistemática de ataques contra a instituição médica. O jornalismo de boato virou a praga do nosso ecossistema informativo. Quando um blog decide atacar uma entidade médica por revanchismo comercial, quem perde é a sociedade, que precisa separar o que é informação útil de uma simples vingança travestida de notícia. A ética, infelizmente, não tem cura.
Justiça mantém Henrique Alves condenado por lavagem de dinheiro para campanha ao governo em 2014
O TRE-RN confirmou, por unanimidade, a condenação do ex-deputado Henrique Eduardo Alves por lavagem de dinheiro em um processo envolvendo repasses da JBS para sua campanha ao Governo em 2014. O tribunal manteve o entendimento sobre a origem ilícita dos recursos que irrigaram a política potiguar. Henrique Alves é o “eterno sobrevivente” da política local, mas a engrenagem judicial não esqueceu as contas passadas. A decisão reforça que, mesmo com o tempo passando, a fatura dos esquemas de 2014 continua sendo cobrada na mesa do tribunal.
Extradição de Carla Zambelli anulada pela Itália, encerrando a saga da volta ao Brasil
A Justiça italiana anulou a extradição da ex-deputada Carla Zambelli, que estava presa em Rebibbia. A decisão da Corte de Cassação, última instância judicial, encerra a saga sobre a volta da política ao Brasil, enquanto aliados comemoram o desfecho como uma vitória contra o que chamam de perseguição. A Itália, em sua cota diária de burocracia, acabou se tornando o refúgio inesperado da política brasileira. Zambelli volta a ser um problema – ou um trunfo – para a direita nacional.
Aécio Neves volta ao jogo, tendo pré-candidatura à presidência da República aprovada pelo Cidadania
A pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência foi aprovada pelo Cidadania, dentro da federação com o PSDB. O movimento resgata um nome que esteve no centro do furacão político da década passada, tentando recolocar o tucanato no tabuleiro de xadrez para as próximas eleições presidenciais. A ressurreição política de Aécio Neves é a prova de que, no Brasil, ninguém morre — apenas descansa um pouco. Trazer Aécio de volta é como tentar rodar um filme dos anos 2010 num cinema moderno: a nostalgia é grande, mas o público já está vendo outros gêneros de ficção.
-
Prefeitura de São Gonçalo define data do sorteio de 480 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida
O sonho da casa própria está cada vez mais perto de se tornar realidade para centenas de famílias de São Gonçalo do Amarante. As obras dos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida seguem avançando no município e o sorteio de 480 apartamentos já tem data marcada: será realizado no dia 30 de maio, às 9h, no Ginásio de Santo Antônio do Potengi.
Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, os empreendimentos representam um importante avanço no enfrentamento ao déficit habitacional do município, que atualmente possui 7.876 famílias aptas e atualizadas no sistema habitacional. Do total de unidades, 3% serão destinadas a pessoas com deficiência (PCD), garantindo mais inclusão e acessibilidade no processo.
Os Residenciais Teodósio Henrique e Maria Belo estão em diferentes etapas de execução. O Teodósio Henrique já alcançou 85% de conclusão, com 11 torres praticamente finalizadas. Neste momento, a obra entra na fase de acabamento, restando serviços como a instalação do piso vinílico, etapa realizada na reta final da construção. Já o Residencial Maria Belo está com 45% das obras executadas.
Além das unidades habitacionais, os condomínios foram planejados para oferecer mais qualidade de vida às futuras famílias moradoras. Os espaços contarão com áreas de convivência, centros comunitários e biblioteca. O Residencial Teodósio Henrique terá dois centros comunitários, enquanto o Maria Belo contará com outros dois equipamentos sociais, oferecendo oportunidade de convívio e a integração entre os moradores.
As construções utilizam o sistema de parede de concreto, tecnologia que oferece mais segurança, resistência e agilidade na execução das obras.
O engenheiro co-responsável pela obra, Jeová Júnior, natural da comunidade de Poço de Pedra, destacou a importância social do projeto e o orgulho de participar de uma iniciativa voltada para a população do próprio município.
“Como são-gonçalense, participar de uma obra como essa tem um significado muito especial. A gente sabe o quanto muitas famílias sonham com a casa própria. Então poder contribuir diretamente para entregar moradia digna ao povo da nossa cidade é motivo de muito orgulho para todos nós que estamos trabalhando aqui”, destacou.
Para garantir transparência em todas as etapas do processo, o Conselho Municipal de Habitação realizou visita técnica aos residenciais para acompanhar o andamento das obras e os preparativos para o sorteio. O processo será totalmente eletrônico, fiscalizado e acompanhado institucionalmente, garantindo mais segurança e credibilidade às famílias participantes.
Com os empreendimentos em ritmo acelerado, cresce também a expectativa de centenas de famílias que aguardam pela oportunidade de transformar um sonho antigo em realidade: a conquista do próprio lar.
Jesus de Ritinha de Miúdo
Compartilhe:
[addtoany]

