Entender como a energia elétrica é gerada, de que maneira ela chega às nossas residências e se torna indispensável no dia a dia, certamente são perguntas intrigantes para crianças e adolescentes em idade escolar. Esse e outros questionamentos relacionados ao mundo da energia elétrica serão respondidos no Projeto Aulas de Energia, desenvolvido pela Neoenergia Cosern, e que terá o primeiro espaço em Natal: o Parque da Cidade, entre as zonas Oeste e Sul da capital.
Nessa quarta-feira (13), a superintendente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas; o superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, Júlio Giraldi; o engenheiro de Eficiência Energética, Gabriel Lopes; a secretária de Cultura de Natal, Danielle Mafra; e Thiago de Paula Nunes Mesquita, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb Natal), assinaram convênio que visa implantar o projeto em uma das áreas de preservação ambiental e cartão-postal da cidade.
“O Projeto Aulas de Energia ensina e incentiva o público em geral a economizar energia e ter segurança com seu uso, disseminando práticas que contribuem para a descarbonização do planeta. É mais uma importante iniciativa da Neoenergia Cosern em parceria com a Semurb Natal que, com certeza, possibilitará que crianças e adolescentes não somente da capital, mas de todo o Rio Grande do Norte, tenham acesso à informação sobre o mundo que é a energia elétrica e sua geração, distribuição e utilização no nosso cotidiano”, destaca Ana Mascarenhas.
O Projeto Aulas de Energia integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O espaço que será montado no Parque da Cidade contará com uma série de experimentos que fundamentam os conceitos de sustentabilidade, princípios da eletricidade, tipos de geração de energia elétrica, equipamentos interativos, além de disseminar o uso consciente e dicas de economia de energia elétrica.
O titular da Semurb, Thiago Mesquita, destacou que o Parque da Cidade abriga uma das últimas obras públicas do arquiteto Oscar Niemeyer. Além disso, ressaltou a relevância da reserva ambiental para o município do Natal por dispor de uma das mais importantes reservas hídricas com baixo teor de nitrato, localizada no coração geográfico da capital potiguar.
“Tudo o que envolve educação, nos interessa. É completamente coerente e necessário termos esse diferencial para oferecermos ao nosso principal público-alvo que são as crianças da rede pública de educação. Muito obrigado por confiarem em nosso trabalho e vamos caminhar juntos para viabilizarmos outros projetos”, frisou Thiago Mesquita.
Experimentos e imersão
Voltado para o público infanto-juvenil, contém diversos experimentos e atividades especialmente relacionadas aos conceitos de física, eletrostática, geração de energia e energias renováveis. A temática da energia é abordada desde a percepção humana da sua existência até os dias atuais, abordando conceitos de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e eficiência energética.
Contando com experimentos de tecnologia all in touch, projeções mapeadas explicam os caminhos da energia desde a geração, transporte, até a entrega ao consumidor final. Os ambientes foram compostos para que a interatividade seja o principal elemento de quem visita as instalações.
Em breve, será divulgada a data de início da operação do projeto e o passo-a-passo para inscrições, que são gratuitas.