• Pablo Mafra: compromisso firme para o bem de Barcelona

    Pablo Mafra, que está à caminho do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tem se destacado pela humildade e trabalho exemplar a favor das comunidades de Barcelona. Com 26 anos, o jovem é visto como um dos campeões de votos para a eleição de outubro. Sua empatia o torna um representante acessível, capaz de compreender as reais necessidades da população.

    Comprometido em contribuir ativamente para o progresso e desenvolvimento sustentável do município, Pablo empunhará as bandeiras da agricultura, saúde, educação, cultura, assistência social, esporte, turismo e moradia popular, tendo a defesa dos mais humildes como principal causa de seu projeto político-social.


  • Ônibus é assaltado e cocaína apreendida em Macaíba neste carnaval

    Na madrugada de ontem, 13, um ônibus foi alvo de ação criminosa na comunidade de Riacho do Sangue, zona rural de Macaíba. 

    De acordo com informações recebidas pela Redação d’O Potengi, o veículo foi abordado por homens em um carro e duas motos.

    O motorista e sua esposa, os únicos ocupantes do ônibus naquele momento, tiveram seus pertences, documentos, dinheiro e a bolsa roubados.

    Uma queixa anterior identificou o roubo de uma motocicleta na comunidade de Canabrava no início da noite.

    Estes e outros crimes têm deixado a população em alerta.

    Cocaína apreendida

    Ainda durante o carnaval, na sexta-feira, 10, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 45 quilos de cocaína.

    O produto estava no km 290 da BR 304, em poder de um homem de 32 anos, preso em flagrante durante uma fiscalização. 

    Os 40 tabletes de cocaína estavam nas portas do automóvel e, de acordo com informações,  o motorista entregaria a carga na região da Grande Natal. 

    A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Parnamirim/RN.

    Fonte: Redação

    Imagem: Divulgação


  • UFRN oferta mestrado e doutorado em diversos cursos

    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN está com vagas abertas para mestrado e doutorado em cursos de diversas áreas.

    Em alguns, como Mestrado em Bioinformática para pesquisador de empresas e Mestrado em Engenharia Têxtil, as inscrições encerram amanhã, 15.

    Já para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, as inscrições encerram em maio.

    Inscrições

    Os editais com os cronogramas, as etapas dos processos seletivos e a  documentação exigida para as inscrições estão disponíveis no site do Sigaa. 

    Os candidatos devem se inscrever a partir do acesso ao GOV, selecionando o curso necessário e preenchendo o formulário.

    Veja os prazos de inscrição de cada curso:

    Mestrado em Engenharia Têxtil: inscrições até 15/02.

    Mestrado em Bioinformática para pesquisador de empresas: inscrições até 15/02.

    Mestrado em Bioinformática para ampla concorrência: inscrições até 20/02.

    Mestrado em Filosofia: inscrições até 16/02.

    Mestrado em Economia: inscrições até 16/02.

    Mestrado em Ciências Farmacêuticas: inscrições até 16/02.

    Doutorado em Bioinformática para pesquisador de empresas e ampla concorrência: 15/02.

    Doutorado em Ciências Farmacêuticas: inscrições até 16/02.

    Doutorado em Filosofia: inscrições até 16/02.

    Mestrado em Saúde Coletiva, na Facisa: inscrições até 15/03.

    Doutorado em Nutrição: inscrições até 27/03.

    Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática: inscrições até 06/05.

    Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática: inscrições até 06/05.

    Doutorado em História: inscrições até 22/10.

    Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais: inscrições até 31/10.

    Fonte: Redação

    Imagem: UFRN


  • Zamith e Neto Mafra no CarnaFormiga

    No último sábado (10), Carlos Zamith (MDB) e Neto Mafra (PSDB) estiveram no CarnaFormiga 2024, os pré-candidatos estavam acompanhados de seus apoiadores.

    O evento foi organizado por Jorge Luiz Borges, na comunidade Formigueiro, e contou com a presença dos vereadores Léo Peppa (PSDB), Cacau (PSDB) e Tt (PSD), além do pré-candidato Fernandes Zé Ribeiro (MDB).

    Descontraídos, Zamith e Mafra foram afagados pelos presentes, e entre um aperto de mão e um abraço, a política circulou nas rodas de conversas, em que os pré-candidatos puderam sentir, mais uma vez, à recepção popular aos seus nomes.


  • Casarão dos Guararapes de Macaíba vai receber projeto de revitalização

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte – MPRN, conquistou uma decisão judicial que  determina ao Governo do Estado a elaboração e apresentação de um projeto de reforma e revitalização da estrutura do Casarão dos Guararapes.

    A decisão é fruto de uma ação civil pública e a sentença estabelece um prazo de dois anos para a conclusão do projeto.

    O Casarão dos Guararapes se localiza em Macaíba, na divisa com Natal.

    A promotora de Justiça Rachel Germano, responsável pelo caso, declara a satisfação do MPRN pela decisão favorável e do ganho cultural e histórico do cidadão norteriograndense:

    “(…) não se trata apenas de restaurar o antigo prédio, mas de reconstruir fielmente o que um dia foi. É crucial preservar as ruínas e construir um novo espaço ao lado, como um museu, centro cultural ou memorial, para contar essa história. Esse é um caminho possível na execução da sentença. Além do valor histórico e cultural, as ruínas possuem uma beleza cênica singular, realçada pela paisagem natural ao redor, composta pela mata atlântica e pelo rio Jundiaí”.

    O Casarão já recebeu projetos anteriores, em 2011 e  2016, no entanto, nenhum foi concretizado devido a restrições orçamentárias.

    Segundo a promotora, ao visitar o local, e perceber o abandono e os danos causados por vandalismo e saques, foi possível reconhecer a omissão do Poder Público.

    Com a situação, se determinou que o Estado inclua verbas em seu orçamento para a preservação do patrimônio histórico-cultural.

    O Casarão

    O Casarão dos Guarapes, se localiza em uma área privilegiada, na divisa entre os municípios de Natal e Macaíba, às margens da BR-226.

    Ele foi um um marco na economia potiguar do século XVIII e as ruínas, com pouco mais de 200 metros quadrados, são tudo o que resta do complexo Fabrício & Cia, onde ficavam a casa e o escritório do comerciante Fabrício Gomes Pedroza

    O local abrigava toda a produção de açúcar, couro, algodão e diversos outros produtos de cidades do interior do estado, que eram enviados para outras regiões do Brasil e países da Europa, principalmente a Inglaterra.

    Na ação civil pública, foi demonstrado que o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico do RN em 1990 e adquirido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2002, passando desde então aos cuidados da Fundação José Augusto – FJA. 

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Nísia Floresta: o berço da Campanha da Fraternidade no Brasil

    A Campanha da Fraternidade, uma iniciativa revolucionária na história da Igreja Católica no Brasil, teve suas raízes na cidade de Nísia Floresta.

    Iniciada em 1964, em plena Ditadura Militar, a campanha foi o resultado da visão progressista de lideranças católicas que buscavam uma maneira concreta de vivenciar os ensinamentos do Evangelho no contexto social brasileiro, especialmente durante o período da Quaresma.

    A escolha de Nísia Floresta como berço da Campanha da Fraternidade não foi aleatória. A cidade, já era conhecida por sua rica biodiversidade e pelo engajamento comunitário de seus habitantes.

    Em Nísia, estava o ambiente ideal para o nascimento de uma campanha que vinha a promover a justiça social, a paz e a solidariedade entre os povos. 

    De Nísia Floresta para o mundo, a primeira Campanha local se transformou em um movimento nacional, adotado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o objetivo de despertar a consciência social e comunitária da fé católica.

    Objetivos da Campanha da Fraternidade

    Os objetivos da Campanha são bem claros: promover a reflexão sobre problemas sociais que afetam a sociedade brasileira, incentivar a solidariedade e a ação concreta entre os fiéis e a sociedade em geral, e cultivar valores como a justiça e a paz. 

    Anualmente, a campanha adota um tema e um lema que guiam as reflexões e ações durante o período da Quaresma, incentivando a prática do jejum, da oração e da caridade.

    O legado da Campanha da Fraternidade é vasto e profundo e ao longo de décadas, essa iniciativa tem incentivado a discussão sobre temas urgentes, como a desigualdade social, a violência, o meio ambiente, entre outros, sempre sob a luz dos ensinamentos cristãos de amor ao próximo e cuidado com os mais vulneráveis.

    Nísia Floresta, com sua participação histórica, o local de nascimento da Campanha, ocupa um lugar especial nesse legado, ao se tornar um símbolo de fé.

    A memória dessa primeira campanha continua a inspirar as gerações atuais a olhar para além de suas necessidades individuais e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Quaresma e Campanha da Fraternidade 2024 iniciam amanhã

    Amanhã, 14, na Quarta-feira de Cinzas, a comunidade católica dá início à dois profundos simbolismos: a Quaresma e a Campanha da Fraternidade.

    Enquanto a Quaresma é marcada pela introspecção e renovação espiritual, que prepara os fiéis para a Páscoa, a Campanha da Fraternidade – CF emerge como um marco de solidariedade e reflexão, celebrando seus 60 anos de história em 2024. 

    Com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23,8), a Campanha nos convida a cultivar o bem comum e a viver em harmonia. 

    A CF, ao longo dos anos, não é apenas uma campanha sazonal, mas um convite contínuo à transformação pessoal, comunitária e social, com programação em todo o país.

    De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

    1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

    2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

    3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja.

    O legado de Nísia Floresta

    É impossível falar da CF sem mencionar Nísia Floresta, a cidade que testemunhou o nascimento dessa mobilização que viria a se espalhar por todo o Brasil. 

    Foi em Nísia Floresta, que a campanha encontrou seu primeiro lar, na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, e desde então tem inspirado toda a comunidade católica a abraçar a fraternidade e a amizade social.

    Veja os horários das celebrações das missas de cinzas, que marcam o início da Quaresma e da Campanha em algumas cidades do interior, região metropolitana e capital:

    Interior – Igreja Matriz

    . Área Pastoral Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Ceará-Mirim – 7h30 e 19h

    . Nossa Senhora da Conceição – Santa Maria – 19h

    . Nossa Senhora de Fátima – Passa e Fica – 10h

    . Nossa Senhora do Amparo – Coronel Ezequiel – 19h

    . Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barcelona – 8h e 19h

    . Sagrado Coração de Jesus – Bom Jesus – 19h

    . Santa Rita de Cássia – Santa Cruz – 7h e 19h

    . São Francisco de Assis – Lagoa de Pedras – 7h30 e 19h30

    . São João Batista – Arez – 19h

    . São José Operário – Jandaíra – 19h30

    . São Pedro Apóstolo – São Pedro – 19h

    . São Pedro Apóstolo – Várzea – 19h30

    . São Vicente Férrer – Itajá – 19h

    . Igreja de São João Batista – Ruy Barbosa – 17h

    . Santuário de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz – 10h

    Região Metropolitana – Igreja Matriz

    . Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim – 18h

    . Santo Antônio – Santo Antônio do Potengi – São Gonçalo – 19h

    . São João Batista – Praia de Pitangui – 19h

    . São Lucas – Conjunto Amarante – 19h

    . São Miguel Arcanjo – Extremoz – 7h e 19h

    Natal

    . Catedral Metropolitana – 8h, 11h, 16h30 e 19h

    . Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Quintas – 7h e 19h

    . Jesus Bom Pastor – Bom Pastor – 8h e 19h

    . Nossa Senhora Aparecida – Neópolis – 17h e 19h30

    . Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta – 7h e 16h30

    . Nossa Senhora da Candelária – Candelária – 18h

    . Nossa Senhora de Fátima – Parque das Dunas – 19h

    . Nossa Senhora dos Navegantes – Redinha – 8h

    . Sagrado Coração de Jesus – Morro Branco – 19h

    . Santa Rita de Cássia dos Impossíveis – Ponta Negra – 8h e 18h

    . Santana – Soledade 2 – 7h e 19h

    . Santo Ambrósio Francisco Ferro – Planalto – 9h e 19h

    . Santo Antônio de Pádua – Parque dos Coqueiros – 19h

    . Santuário dos Mártires – Nazaré – 19h

    . São Francisco de Assis – Cidade Satélite – 19h

    . São João Bosco – Gramoré – 8h e 19h

    . São José – Cidade Nova – 8h e 19h30

    . São Pedro Apóstolo – Alecrim – 6h30 e 18h

    . São Tiago Menor – Conjunto Santarém – 7h e 19h

    . São Tomé Apóstolo – Conjunto Cidade do Sol – 19h30

    Fonte: Redação

    Imagem: CNBB


  • Carnaval 2024 contará com mais de 3 mil agentes de segurança do RN

    O Governo do Rio Grande do Norte apresentou o planejamento da Operação Carnaval 2024, que terá um efetivo de 3.200 homens e mulheres por dia de serviço.

    As ações de segurança pública serão intensificadas durante todo o período do carnaval 2024, iniciando hoje, 10, pela manhã e se estendendo-se até a quarta-feira de cinzas.

    A operação contará com a atuação conjunta de diversas instituições, como as Polícias Militar, Rodoviária e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP.

    O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOPAER, atua em colaboração com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), Polícia Rodoviária Federal, DETRAN-RN, DER-RN, IDEMA-RN, SESAP e SETUR-RN. 

    O investimento estimado para essa iniciativa é de cerca de R$ 5 milhões.

    Veja alguns detalhes da operação:

    Polícia Militar

    Com o incremento de 2.000 policiais militares por dia, a PM atuará em diversas cidades do estado, incluindo policiamento a pé, motorizado, à cavalo, em quadriciclos e bicicletas. 

    Estrategicamente, a cobertura será reforçada em polos como Natal, Parnamirim, Apodi, Assú, Macau, Caicó e o litoral.

    Polícia Civil

    As ações da Polícia Civil serão coordenadas na região Metropolitana e no interior do estado. 

    Os plantões ordinários e o atendimento ao público serão mantidos.

    Corpo de Bombeiros Militar

    Com um efetivo de 1.174 militares, o Corpo de Bombeiros realizará ações preventivas, educativas e de fiscalização em pontos estratégicos do litoral potiguar e algumas e áreas urbanas.

    Serão disponibilizados 22 postos de guarda-vidas em municípios litorâneos.

    ITEP

    Equipes do ITEP estarão dobradas nos municípios de Caicó e Mossoró, além das realizarem ações de conscientização sobre o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” em Natal, Caicó e Mossoró.

    CIOPAER

    Pela primeira vez, o RN contará com duas aeronaves em operação durante o Carnaval. Helicópteros serão empregados no patrulhamento do litoral Sul e Norte do estado, reforçando a segurança tanto em áreas urbanas quanto nas praias.

    Fonte: Redação

    Imagem: Adriano Abreu


  • MPRN recomenda controle de ruídos no carnaval 2024 de Caicó, Nísia Floresta e outros

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte – MPRN, emitiu recomendações para os Municípios de Caicó, Arez, Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino acerca da necessidade de controle da poluição sonora durante o carnaval.

    De acordo com o MPRN, a medida vem para contribuir para a qualidade de vida da população dessas localidades, ressaltando que a poluição sonora é crime e afeta a saúde pública.

    Nos Municípios de Nísia Floresta, Arez e Senador Georgino Avelino, a 2ª Promotoria de Justiça orientou que se estabeleçam condições específicas ao conceder licenças ou alvarás para eventos que utilizem a amplificação do som. 

    As recomendações também se estendem ao Comando do Batalhão de Policiamento Ambiental e à Companhia de Polícia Militar que atuam nestes municípios.

    Esses órgãos devem identificar as supostas vítimas de perturbação do sossego, atestar a intensidade das emissões sonoras e determinar a cessação da conduta.

    Os proprietários serão ainda encaminhados à delegacia, onde será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, caso seja configurada prática delitiva.

    Para tornar a medica mais eficaz, as Secretarias Municipais responsáveis pelos órgãos de fiscalização e meio ambiente foram instruídas a realizar fiscalizações e a atender prontamente às solicitações da população.

    Poluição sonora

    A poluição sonora é uma questão séria, configurando crime conforme a Lei nº 9.605/98, que abrange qualquer forma de poluição prejudicial à saúde humana. 

    O MPRN alerta para o respeito ao silêncio como direito de todos e destaca a importância do cumprimento das normas vigentes para garantir a tranquilidade e bem-estar da comunidade durante o período carnavalesco.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet


  • Repasse do Fundo de Participação dos Municípios garantirá mais de R$ 263 milhões para cidades do RN em fevereiro

    O Governo Federal repassou ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 9, mais de R$ 263 milhões referentes ao Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

    Entre os municípios do estado que receberão as maiores quantias, além da capital, estão Macaíba, com R$ 4.941.468,91 e Extremoz, com R$ 4.235.538,38 a receber.

    Já Barcelona, Coronel João Pessoa, Lagoa de Pedras e Ouro Branco, por exemplo, receberão um valor de R$ 1.058.883,94 cada.

    O FPM

    O FPM é uma transferência constitucional da União para os municípios. Os valores correspondem ao primeiro decêndio do mês de fevereiro de 2024 e são distribuídos de acordo com cada município. O FPM destina 10% dos seus recursos para as capitais dos estados, incluindo Brasília, 3,6% para os chamados municípios de Reserva, aqueles que possuem populações acima de 142.633 habitantes.

    O restante, 86,4%, são distribuídos para os municípios que não se enquadram nas outras duas categorias.

    A Lei Complementar 62/89 determina que os recursos do FPM serão transferidos nos dia 10, 20 e 30 de cada mês sempre sobre a arrecadação do IR e IPI do decêndio anterior ao repasse.

    Fonte: Redação

    Imagem: Internet





Jesus de Ritinha de Miúdo