Jesus de Ritinha de Miúdo
-
Vereadora defende que meninas estupradas levem gravidez adiante: ‘Trauma do aborto é pior’
Durante a sessão desta quinta-feira (8) na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Camila Araújo (União Brasil) se posicionou de forma crítica ao Projeto de Lei nº 1904/2024, que trata da regulamentação do aborto em casos de estupro de vulnerável. A parlamentar reiterou sua defesa da vida desde a concepção e afirmou que, em sua visão, o aborto representa um crime.
Camila lembrou que no ano passado protocolou na Câmara uma moção de repúdio ao projeto e voltou a afirmar que não reconhece o termo “aborto legal”. Segundo ela, “não existe aborto legal, pois se trata da morte de uma criança que está no ventre da mãe”.
A vereadora citou o exemplo de uma adolescente de 13 anos, que, segundo ela, engravidou em um relacionamento consensual com o namorado e, após diálogo com a família, decidiu levar a gestação adiante. “Foi uma conversa construtiva, e aquela adolescente resolveu ter a criança. Ela tinha um relacionamento com o pai do bebê e decidiram juntos”, relatou.
Camila também lamentou o caso de uma adolescente de mesma idade no estado de Santa Catarina, que teria passado por um procedimento de aborto. A parlamentar classificou o episódio como traumático e criticou duramente a prática. “Aborto, para mim, continua sendo crime. É o homicídio de um ser vivo”, declarou.
Em sua fala, ela descreveu ainda o procedimento médico conhecido como assistolia fetal, utilizado em casos de interrupção da gestação em fetos com mais de 22 semanas. A vereadora considerou o método “uma tortura” e reforçou sua oposição ao PL 1904/2024, mencionando também a resolução 258 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que aborda o tema.
Camila Araújo finalizou dizendo que é necessário oferecer suporte às vítimas de violência sexual, especialmente adolescentes, mas que a interrupção da gravidez não deve ser apresentada como solução. “O parto vai acontecer, com o bebê vivo ou morto. E o trauma do aborto pode ser ainda mais profundo”, afirmou.
-
Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto no Rio de Janeiro; carro de goleiro Rossi foi alvo de tiros
Jogadores do Flamengo viveram momentos de tensão na madrugada desta quinta-feira (8) após uma tentativa de assalto na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso, Zona Norte do Rio. Segundo comunicado oficial do clube, o carro onde estava o goleiro argentino Agustín Rossi foi atingido por quatro disparos de arma de fogo, mas ninguém ficou ferido.
O episódio ocorreu por volta das 5h30, logo após o desembarque da delegação no Aeroporto Internacional do Galeão, após empate em 1 a 1 com o Central Córdoba, na Argentina, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores.
“O carro onde estava o goleiro Rossi, que é blindado, chegou a ser alvejado com quatro tiros. Apesar da grave ocorrência, a tentativa não se concretizou e nenhum dos atletas ou integrantes dos veículos se feriu”, afirmou o clube em nota.
Além dos jogadores, outros motoristas que trafegavam pela via também relataram terem sido vítimas da ação criminosa. Um deles contou que teve o carro e os pertences pessoais levados por homens armados com fuzis e pistolas.
“Mandaram eu sair do carro, botar a cara no chão. Levaram tudo: relógio, cordão, aliança. Fiquei deitado lá. Foi um terror”, relatou a vítima.
A Polícia Militar informou que agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) foram acionados e fizeram buscas pela região. Algumas vítimas foram encaminhadas à 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso) para registrar a ocorrência.
A concessionária Lamsa, responsável pela Linha Amarela, confirmou que uma equipe foi enviada ao local da ocorrência, mas que o motorista já havia deixado o trecho quando chegaram.
Apesar do susto, os jogadores devem se reapresentar ainda nesta tarde no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, onde iniciarão a preparação para o jogo contra o Bahia, neste sábado (10), pelo Campeonato Brasileiro.
Nota do Flamengo
“Ao desembarcarem no Rio de Janeiro, por volta de 5h30 da manhã, retornando para suas casas após partida na Argentina válida pela CONMEBOL Libertadores, dois carros de jogadores do Flamengo sofreram tentativa de assalto na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso. O carro onde estava o goleiro Rossi, que é blindado, chegou a ser alvejado com quatro tiros.
Apesar da grave ocorrência, a tentativa não se concretizou e nenhum dos atletas ou integrantes dos veículos se feriu. Todos os jogadores envolvidos já se encontram em suas residências. Mais informações sobre o ocorrido serão atualizadas ao longo do dia.”
-
Cardeal brasileiro foi eleito Papa em 1978, mas recusou o cargo
No atual conclave de 2025, a presença de cardeais brasileiros tem gerado expectativas, uma vez que o Brasil é um dos países com maior número de católicos no mundo. Entre os cardeais brasileiros com direito a voto, destaca-se Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, que tem uma relação próxima com o Papa Francisco e foi membro de um grupo responsável por auxiliá-lo na gestão da Igreja. A possibilidade de que um brasileiro ser escolhido relembra a vez em que um cardeal brasileiro foi eleito papa, mas recusou assumir o cargo.
O cardeal que recusou o papado
Em 1978, o conclave que visava escolher o sucessor do Papa Paulo VI chegou a um impasse até que o cardeal brasileiro Aloísio Lorscheider, arcebispo de Fortaleza, foi eleito como o novo pontífice. Lorscheider foi o primeiro cardeal brasileiro a obter os dois terços dos votos necessários para se tornar Papa. Contudo, ao ser consultado sobre aceitar o cargo, ele surpreendeu os cardeais e o mundo ao recusar a oferta, alegando sérios problemas de saúde. O cardeal brasileiro havia se submetido a uma cirurgia cardíaca recente e temia que sua condição não fosse compatível com as exigências do papado.
Essa decisão de não aceitar o papado foi motivada, principalmente, pelo temor de que, caso aceitasse, não conseguiria cumprir o papel de liderança da Igreja Católica de maneira plena. Lorscheider, que já tinha sofrido com problemas cardíacos, citou sua saúde fragilizada como motivo para sua recusa. Sua decisão foi tomada em um contexto delicado para a Igreja, que havia perdido João Paulo I, cujo papado durou apenas 33 dias devido a sua morte súbita, gerando especulações sobre sua morte precoce.
A decisão de Lorscheider abriu caminho para a eleição do cardeal polonês Karol Wojtyła, que se tornaria o Papa João Paulo II, um dos pontífices mais notáveis da história moderna, com um papado que duraria 26 anos. Mesmo com a eleição de Wojtyła, a recusa de Lorscheider ficou registrada como um marco na história do conclave.
Quem foi Aloísio Lorscheider?
Lorscheider foi nomeado cardeal pelo papa Paulo VI em maio de 1976, na igreja titular de S. Pedro em Montorio.
Ele nasceu em 8 de outubro de 1924 em Estrela, no Rio Grande do Sul. Segundo informações do Vaticano, seus pais eram imigrantes de ascendência alemã.
Aos 9 anos, ele ingressou no seminário de padres Franciscanos em Taquari, e posteriormente foi para Divinópolis para estudar filosofia e teologia.
Após ser ordenado sacerdote em 1948, ele lecionou latim, alemão e matemática no seminário de Taquari. Lorscheider também se especializou em teologia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, onde obteve o doutorado em 1952, de acordo com o Vaticano.
De volta ao Brasil, ele ensinou teologia no seminário franciscano de Divinópolis, em Minas Gerais, até 1958. Depois disso, Lorscheider voltou para Roma lecionar na Pontifícia Universidade Antonianum por 4 anos.
Em 1962, ele foi nomeado bispo de Santo Ângelo. Já em 1973 foi nomeado arcebispo de Fortaleza e em 1995 arcebispo de Aparecida.
Segundo o Vaticano, o cardeal Aloísio Lorscheider faleceu em 23 de dezembro de 2007.
-
Anne Lagartixa avalia candidatura a deputada estadual em 2026 e declara apoio a Allyson Bezerra para o governo do RN
A vereadora de Natal Anne Lagartixa (Solidariedade) revelou nesta quinta-feira (8) que avalia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan Natal (Grupo Dial), a parlamentar também declarou apoio ao nome do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (PSD), em uma possível candidatura ao Governo do Estado.
Segundo Anne, a decisão ainda não está tomada e depende de fatores pessoais, como sua atual gravidez e a estrutura familiar para encarar uma nova campanha. “Se eu for me candidatar, ainda é um ‘se’, a gente vai lutar pela cadeira que meu pai perdeu, vamos tentar a vaga de deputado estadual”, afirmou.
A vereadora destacou as dificuldades enfrentadas durante a campanha de 2020, quando foi eleita para a Câmara Municipal de Natal. “Estou grávida de novo, tenho um bebê de um ano e oito meses. Então, a minha campanha para vereadora foi muito sacrificante, não para mim, mas para o meu filho, já que eu não tinha com quem deixá-lo. Minha mãe trabalhava, meu esposo trabalhava e teve que sair do trabalho, se abdicou do trabalho para me ajudar na campanha, então meu filho ficava dentro de um carro blindado 24 horas”, relatou.
Apesar dos desafios, Anne Lagartixa mantém o projeto político como uma possibilidade real. “A gente está deixando as coisas acontecerem naturalmente e, até lá, vamos continuar trabalhando. Se chegar na hora e a gente vir que vai dar certo, a gente encara. E, se chegar na hora e vir que vai dar certo, o partido deve ser o Solidariedade mesmo. Minha relação com o partido, e com Kelps, sempre foi boa”, pontuou.
Sobre os nomes que apoiaria para os demais cargos em disputa no próximo pleito, Anne foi direta ao declarar apoio ao prefeito Allyson Bezerra, apontado como um possível pré-candidato ao Governo do Estado. Para ela, a gestão de Allyson tem se destacado de forma positiva. “Eu sempre tive uma admiração pelo trabalho de Allyson. Eu acredito que seria ele, eu acho que toparia. Além de ser jovem, ele é pai, ele vive nas ruas e sabe das dificuldades da população. O trabalho dele está sendo incomparável”, disse.
*Com informações da 98FM
-
MPRN firma acordo com Estado e Detran para realização de concurso público
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Governo do Estado e o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para sanar os problemas de necessidade de pessoal no Detran. A iniciativa contou com a intermediação da 49ª Promotoria de Justiça de Natal, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania (Caop-Cidadania/MPRN) e do Setor de Autocomposição.
Pelo acordo, o Estado e o Detran se obrigam a viabilizar concurso público para preenchimento de 80 cargos efetivos vagos, formação de cadastro de reserva e eventual preenchimento de outras vagas que possam ser disponibilizadas. O concurso deve ser concluído e homologado no prazo máximo de 270 dias a partir da decisão homologatória do TAC pelo Poder Judiciário.
A avaliação do quadro de pessoal apontou possibilidade de preenchimento de 473 cargos comissionados/temporários e 338 cargos efetivos/temporários para reserva.
O último concurso público para provimento de cargos efetivos no órgão ocorreu em 2010. Entre 2010 e 2021, houve decréscimo de 26,3% do quadro de pessoal do Detran.Em 2021, 159 cargos efetivos do total de 411 (quatrocentos e onze) existentes já preenchiam os requisitos para aposentadoria, representando 38,6% do quadro total de pessoal. Enquanto isso, a frota de veículos e o número de condutores cadastrados tiveram aumento de quase 50% entre 2010 e 2024, com consequente aumento da carga de trabalho. Em 2024, a arrecadação do órgão com serviços somou R$ 244.769.761,60.
A insuficiência do quadro de pessoal gera implicações diretas na qualidade do serviço prestado e aumenta o tempo de espera do cidadão. Funções de polícia de trânsito exigem servidores de carreira, não sendo possível a utilização da mão de obra terceirizada para tal fim.
-
Procon Natal realiza feirão de renegociação de dívidas até esta sexta-feira (9)
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) realiza até esta sexta-feira (9) um feirão de renegociação de dívidas. A ação acontece na sede do órgão, localizada na Rua Ulisses Caldas, 181, no bairro da Cidade Alta, das 8h às 14h, com atendimento por ordem de chegada.
O objetivo é facilitar que consumidores regularizem dívidas com condições especiais de pagamento, negociando diretamente com empresas credoras. A iniciativa contempla pessoas físicas com dívidas em atraso, nomes negativados em cadastros como SPC e Serasa, além de interessados em resolver pendências com bancos, operadoras de telefonia, concessionárias de serviços públicos e financeiras.
Participam da ação instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco, Caern, Cosern, Oi, Tim, Claro, além de provedores de internet e outras empresas. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está presente realizando consultas gratuitas nos sistemas SPC e Serasa, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também oferece suporte durante o evento.
Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto (RG);
- CPF;
- Comprovantes relacionados à dívida.
Em alguns casos, há possibilidade de atendimento online.
A diretora-geral do Procon Natal, Dina Perez, destacou a relevância da ação para a população. “A Prefeitura do Natal, por meio do Procon, não medirá esforços para que o consumidor possa regularizar sua situação e ter seu nome limpo”, afirmou. Segundo ela, a expectativa é que esta seja a maior edição já realizada do feirão.
Além do feirão, a Prefeitura de Natal também espera arrecadar cerca de R$ 50 milhões com o Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis), em andamento paralelo à ação.
-
Morre Huguinho, filho da prefeita de Passagem, aos 14 anos
O município de Passagem está em luto após o falecimento de Jeorge Hugo de Araújo Filho, carinhosamente conhecido como Huguinho, aos 14 anos, nesta quarta-feira (7). O jovem, que estava internado na Policlínica do Alecrim – Liga contra o câncer do RN, faleceu devido a complicações decorrentes de um quadro de leucemia, após exames realizados na última segunda-feira (5).
Huguinho era amplamente estimado pela comunidade local, sendo lembrado por sua personalidade alegre, afetuosa e cativante. Ele deixou um legado de afeto e boas lembranças entre todos que o conheceram, especialmente entre os moradores de Passagem, que lamentam sua partida precoce.
A prefeita Wedna Mendonça, mãe de Huguinho, e seus familiares recebem o apoio e a solidariedade de toda a população neste momento de profunda dor. O município expressa votos de conforto, força e serenidade para enfrentar essa irreparável perda.
O velório de Huguinho começa a partir da meia-noite desta quinta-feira (8), na residência da família. Às 14h, está programado um culto fúnebre evangélico no ginásio poliesportivo “O Luizão”, no Centro da cidade. O sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério Antônio Higino de Lima, em Passagem.
Em sinal de respeito e solidariedade, será decretado luto oficial no município de Passagem.
#Luto #Passagem #Huguinho #Solidariedade #LutoOficial
-
Novo edital do Mais Médicos oferece 99 vagas no RN
O governo federal lançou nesta semana um novo edital do programa Mais Médicos, com a oferta de 99 vagas para o Rio Grande do Norte. As oportunidades estão distribuídas em 49 municípios e um distrito indígena e as inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (9). Ao todo, o edital contempla 3,1 mil vagas em todo o Brasil.
A prioridade nesta edição do programa é o reforço da assistência médica em áreas com alta e muito alta vulnerabilidade social. No estado, 66 das 99 vagas estão destinadas a essas regiões, de acordo com o Ministério da Saúde. A cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, lidera a lista com o maior número de postos: 10 no total.
A distribuição das vagas considera os dados do estudo Demografia Médica 2025, que avalia a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país. Com base nesse levantamento, o programa busca atender municípios com menor cobertura médica e maiores índices de desigualdade no acesso à saúde.
A maioria das vagas está concentrada em municípios de pequeno porte (75,1%), refletindo o foco do programa em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos. Cidades de médio porte recebem 11,1% das vagas, enquanto os municípios de grande porte concentram 13,8%.
Quem pode participar
O edital está aberto a três perfis de profissionais:
- Médicos brasileiros com registro no CRM;
- Brasileiros formados no exterior;
- Médicos estrangeiros habilitados.
Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), treinamento exigido para garantir a atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças comuns nas regiões de destino.
Programa ampliado
Atualmente, o programa Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, o que representa 77% do território nacional. Desse total, 1,7 mil municípios estão em áreas de alta vulnerabilidade social, reforçando o papel do programa na promoção da equidade no sistema de saúde brasileiro.
As inscrições devem ser feitas no site oficial do Mais Médicos, e os aprovados atuarão na atenção primária à saúde, diretamente nas unidades básicas dos municípios selecionados.
Veja, abaixo, a divisão de vagas do Mais Médicos previstas para os municípios potiguares:
- 10 – Ceará-Mirim
- 6 – Cerro Corá
- 5 – Natal
- 4 – Jardim de Piranhas
- 4 – Macaíba
- 3 – São Vicente
- 3 – Januário Cicco
- 3 – Nova Cruz
- 3 – Pureza
- 3 – Touros
- 3 – Senador Elói de Souza
- 2 – Caicó
- 2 – Florânia
- 2 – Jucurutu
- 2 – Santa Cruz
- 2 – Baraúna
- 2 – Brejinho
- 2 – Caraúbas
- 2 – Guamaré
- 2 – Lagoa D’anta
- 2 – Lagoa de Pedras
- 2 – Lagoa Nova
- 2 – Luís Gomes
- 2 – Ruy Barbosa
- 2 – Triunfo Potiguar
- 1 – Mossoró
- 1 – Pau dos Ferros
- 1 – São José do Seridó
- 1 – Timbaúba dos Batistas
- 1 – Açu
- 1 – Alto do Rodrigues
- 1 – Cruzeta
- 1 – Goianinha
- 1 – Lucrécia
- 1 – Monte Alegre
- 1 – Parelhas
- 1 – São Gonçalo do Amarante
- 1 – Tibau
- 1 – Bento Fernandes
- 1 – Coronel João Pessoa
- 1 – Equador
- 1 – Janduís
- 1 – Olho-d’água do Borges
- 1 – Riachuelo
- 1 – São Tomé
- 1 – Taipu
- 1 – Vila Flor
- 1 – Caiçara do Norte
- 1 – Japi
- Distrito Sanitário Especial Indígena: DSEI Potiguara (RN) – 1 vaga (João Câmara)
-
Francisco do PT afirma que governo dá tratamento igualitário aos parlamentares
O pagamento das emendas parlamentares foi o tema de destaque no pronunciamento do deputado Francisco do PT. Na sessão plenária desta quarta-feira (7), na ALRN, o deputado afirmou que os colegas deputados têm razão de cobrar emendas ainda não pagas, mas ressaltou que o governo não faz distinção entre bancadas de oposição e governista.
“Os colegas têm toda razão em cobras emendas, porque há restos a pagar de 2024. Mas temos acompanhado este debate e sempre tenho dito que há um respeito profundo por parte do governo por entender que a emenda parlamentar individual é um direito e, portanto, as cobranças são legítimas. O governo vai dentro das suas possibilidades efetuar o pagamento destas emendas no exercício de 2025”, disse.
Francisco afirmou que não há discriminação na liberação das emendas: “Não há por parte do governo discriminação, mas há uma série de questões que têm que ser levadas em conta. São os problemas burocráticos, por exemplo, com situações em que o governo autorizou o pagamento e quando a emenda bateu na conta (da instituição ou município), a conta não existia e precisava ser atualizada. Há essas questões”, explicou.
Ao final do seu discurso, o deputado parabenizou o IFRN de Parelhas pelos 10 anos de atividades. “Aproveito e registro com muita alegria que no próximo dia 15 o campus de Parelhas está completando uma década. Lutei muito por aquela obra desde quando fui vereador e como prefeito, passei dois anos lutando por essa conquista, com a ajuda da então deputada Fátima Bezerra. Conseguimos e Parelhas e toda região do entorno foram beneficiadas”, finalizou.
-
Aeroporto de Mossoró receberá R$ 70 milhões em investimentos
O Aeroporto de Mossoró vai receber R$ 70 milhões em investimentos federais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) pela governadora Fátima Bezerra, em Brasília, durante agenda no Ministério de Portos e Aeroportos.
Os recursos serão aplicados na ampliação da capacidade operacional do terminal.
Segundo a governadora, o objetivo é preparar o terminal aéreo de Mossoró para operar com maior segurança e volume de passageiros. “Os investimentos são fundamentais para a infraestrutura e o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Em 2024, o terminal já havia passado por obras de recapeamento da pista, implantação de sinalização horizontal e melhorias nas áreas de segurança e no pátio de aeronaves.
“Estamos anunciando R$ 70 milhões em investimentos para o aeroporto de Mossoró. Esta é uma conquista que reflete uma luta antiga da governadora Fátima para fortalecer a aviação do Estado”, afirmou o ministro Sílvio Costa Filho.
Durante o encontro, também foi confirmado o pacote de R$ 100 milhões em investimentos para o Porto de Natal.
Além disso, o Ministério ratificou a inclusão do projeto das defensas do cais portuário no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Foi destacada, ainda, a disponibilização do orçamento para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possa executar as obras de proteção (defensas) da Ponte Newton Navarro. “A medida permitirá a realização de obras para ampliar a capacidade do porto e aumentar a segurança das operações”, ressaltou o secretário adjunto estadual de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.
Porto-Indústria Verde
Outro ponto da discussão foi a formalização da cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Ministério de Portos e Aeroportos para a conclusão dos estudos complementares do projeto Porto-Indústria Verde.
A iniciativa busca viabilizar a obtenção da licença ambiental necessária para a futura concessão da área para Parceria Público-Privada (PPP).
O Porto-Indústria Verde será um terminal portuário em Caiçara do Norte, no litoral norte, dedicado à cadeia produtiva de energia renovável.
Orçado em R$ 5,6 bilhões, o projeto visa gerar renda e desenvolvimento, promover o uso sustentável dos recursos naturais e reduzir as emissões de carbono, atraindo investidores nacionais e estrangeiros para a economia potiguar.