Governo libera R$ 50 milhões para modernização do Aeroporto de Mossoró e amplia investimento total para R$ 70 milhões

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3 respostas para “Governo libera R$ 50 milhões para modernização do Aeroporto de Mossoró e amplia investimento total para R$ 70 milhões”

  1. Avatar de Claudio Lemes Louzada
    Claudio Lemes Louzada

    Os erros gravíssimos de engenharia aeroportuária no estado. Qualquer engenheiro do setor sabe que pista acima de 1.800m de comprimento deve ter 45 metros de largura e não 30m.

    Fazem parte do seleto grupo de cidades com erros gravíssimos de planejamento na largura da pista de pouso:
    – Mossoró, Rio Grande do Norte 1.900 x 30m
    – Dourados, Mato Grosso do Sul 1.950 x 30m
    – Bonito, Mato Grosso do Sul 2.000 x 30m
    – Sinop, Mato Grosso 2.000 x 30m
    – Alta Floresta, Mato Grosso 2.500 x 30m
    – Jaguaruna, Santa Catarina 2.500 x 30m

  2. Avatar de Claudio Lemes Louzada
    Claudio Lemes Louzada

    Os PASSAGEIROS e EMPRESAS AÉREAS arrecadam todos os anos em taxas obrigatórias através do FNAC, Fundo Nacional de Aviação Civil, até R$ 5.500.000.000,00 para aplicação em infraestrutura aeroportuária.

    Com essa verba de R$ 5,5 bilhões de Reais, nada justifica manter a pista de Mossoró com 30m de largura e inferior a 2.200 metros de comprimento. Agora é o momento para uma atualização, a fim de, receber grandes aeronaves de passageiros e carga.
    Lembrando que grandes aeronaves não operam em pistas de largura inferior a 45m.

  3. Avatar de Claudio Lemes Louzada
    Claudio Lemes Louzada

    Os próximos 07 anos, a frota nas aéreas brasileiras será composta em 85% de aeronaves com capacidade entre 170 a 230 passageiros e seus equivalentes de carga.
    Os municípios que apresentam maior potencial de tráfego, turismo e conexões estão adequando suas pistas de pouso para essas aeronaves maiores com pistas de 2.200 x 45m. Exemplos recentes:

    *Mossoró, RN 1.900 x 30m*
    Vitória da Conquista, Bahia 2.100 x 45m
    Cacoal, Rondônia 2.100 x 45m
    Jericoacoara, Ceará 2.200 x 45m
    Olímpia, São Paulo 2.200 x 45m em projeto
    Maragogi, Alagoas 2.200 x 45m em construção
    Caruaru, Pernambuco 2.250 x 45m em construção

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Ícone de crédito Foto: Infraero

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta semana a liberação de R$ 50 milhões para a segunda fase das obras de modernização do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. Com o novo aporte, o total de recursos públicos estaduais destinados à reestruturação do terminal chega a R$ 70 milhões. A ordem de serviço foi assinada pela governadora Fátima Bezerra, que destacou a importância estratégica do investimento para o desenvolvimento do interior do estado.

A iniciativa visa preparar o aeroporto para operar voos de médio e grande porte, ampliando sua capacidade operacional e tornando-o mais atrativo para novas companhias aéreas. Com isso, o terminal deve contribuir para o aumento do fluxo de passageiros e para o fortalecimento da conectividade de Mossoró com outros centros urbanos, gerando impactos positivos na economia regional.

“Com a modernização, o aeroporto estará apto a receber não só voos de médio porte, mas também de grande porte. Isso significa mais desenvolvimento, mais infraestrutura e oportunidades para o nosso povo”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

A modernização do aeroporto é uma das prioridades da atual gestão e está sendo viabilizada com recursos exclusivamente estaduais. A expectativa é que as obras avancem com celeridade e que o terminal esteja apto a operar aeronaves maiores ainda em 2025.

O Aeroporto de Mossoró é considerado uma peça-chave para alavancar o potencial produtivo e turístico da região, que já se destaca por atividades como a extração de sal, produção de petróleo, fruticultura irrigada e o comércio. A reestruturação do terminal aéreo é vista por lideranças locais e parlamentares como um passo essencial para melhorar a infraestrutura de transporte no interior do estado e impulsionar a economia potiguar.

A assinatura da nova fase da obra foi comemorada por representantes da região como um avanço concreto na luta por maior integração regional e desenvolvimento econômico sustentável.



Governo libera R$ 50 milhões para modernização do Aeroporto de Mossoró e amplia investimento total para R$ 70 milhões

Ícone de crédito Foto: Infraero

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta semana a liberação de R$ 50 milhões para a segunda fase das obras de modernização do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. Com o novo aporte, o total de recursos públicos estaduais destinados à reestruturação do terminal chega a R$ 70 milhões. A ordem de serviço foi assinada pela governadora Fátima Bezerra, que destacou a importância estratégica do investimento para o desenvolvimento do interior do estado.

A iniciativa visa preparar o aeroporto para operar voos de médio e grande porte, ampliando sua capacidade operacional e tornando-o mais atrativo para novas companhias aéreas. Com isso, o terminal deve contribuir para o aumento do fluxo de passageiros e para o fortalecimento da conectividade de Mossoró com outros centros urbanos, gerando impactos positivos na economia regional.

“Com a modernização, o aeroporto estará apto a receber não só voos de médio porte, mas também de grande porte. Isso significa mais desenvolvimento, mais infraestrutura e oportunidades para o nosso povo”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

A modernização do aeroporto é uma das prioridades da atual gestão e está sendo viabilizada com recursos exclusivamente estaduais. A expectativa é que as obras avancem com celeridade e que o terminal esteja apto a operar aeronaves maiores ainda em 2025.

O Aeroporto de Mossoró é considerado uma peça-chave para alavancar o potencial produtivo e turístico da região, que já se destaca por atividades como a extração de sal, produção de petróleo, fruticultura irrigada e o comércio. A reestruturação do terminal aéreo é vista por lideranças locais e parlamentares como um passo essencial para melhorar a infraestrutura de transporte no interior do estado e impulsionar a economia potiguar.

A assinatura da nova fase da obra foi comemorada por representantes da região como um avanço concreto na luta por maior integração regional e desenvolvimento econômico sustentável.

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Os erros gravíssimos de engenharia aeroportuária no estado. Qualquer engenheiro do setor sabe que pista acima de 1.800m de comprimento deve ter 45 metros de largura e não 30m.

Fazem parte do seleto grupo de cidades com erros gravíssimos de planejamento na largura da pista de pouso:
– Mossoró, Rio Grande do Norte 1.900 x 30m
– Dourados, Mato Grosso do Sul 1.950 x 30m
– Bonito, Mato Grosso do Sul 2.000 x 30m
– Sinop, Mato Grosso 2.000 x 30m
– Alta Floresta, Mato Grosso 2.500 x 30m
– Jaguaruna, Santa Catarina 2.500 x 30m

Os PASSAGEIROS e EMPRESAS AÉREAS arrecadam todos os anos em taxas obrigatórias através do FNAC, Fundo Nacional de Aviação Civil, até R$ 5.500.000.000,00 para aplicação em infraestrutura aeroportuária.

Com essa verba de R$ 5,5 bilhões de Reais, nada justifica manter a pista de Mossoró com 30m de largura e inferior a 2.200 metros de comprimento. Agora é o momento para uma atualização, a fim de, receber grandes aeronaves de passageiros e carga.
Lembrando que grandes aeronaves não operam em pistas de largura inferior a 45m.

Os próximos 07 anos, a frota nas aéreas brasileiras será composta em 85% de aeronaves com capacidade entre 170 a 230 passageiros e seus equivalentes de carga.
Os municípios que apresentam maior potencial de tráfego, turismo e conexões estão adequando suas pistas de pouso para essas aeronaves maiores com pistas de 2.200 x 45m. Exemplos recentes:

*Mossoró, RN 1.900 x 30m*
Vitória da Conquista, Bahia 2.100 x 45m
Cacoal, Rondônia 2.100 x 45m
Jericoacoara, Ceará 2.200 x 45m
Olímpia, São Paulo 2.200 x 45m em projeto
Maragogi, Alagoas 2.200 x 45m em construção
Caruaru, Pernambuco 2.250 x 45m em construção