DTA Engenharia afirma que obras da engorda devem começar até dia 07



Draga deve chegar na quarta-feira (28) - Foto: Reprodução Draga deve chegar na quarta-feira (28) – Foto: Reprodução




As tão aguardadas obras de engorda da Praia de Ponta Negra devem começar até o dia 7 de setembro, conforme previsto pela DTA Engenharia, a empresa vencedora da licitação. A DTA, que realizará o aterro hidráulico em consórcio com a AJM, é conhecida por seu trabalho na recuperação de praias, incluindo recentes projetos em Balneário Camboriú.

A DTA Engenharia, que já conduziu seis projetos de engorda de praia anteriormente, planeja iniciar as atividades ainda no final de agosto, se possível. A empresa informou que a draga responsável pela obra está atualmente no Porto de Luís Correia, no Piauí, para manutenção preventiva, mas deve retornar ao local até o fim deste mês. O navio holandês foi fretado exclusivamente para as operações da DTA no Brasil.

O presidente da DTA, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, destacou a complexidade do projeto: “E não é só a draga, são rebocadores, guindastes flutuantes, embarcações de apoio, tubulações rígidas e flexíveis, mangotes de borracha, ball joints, poitas/ancoragens e vários tratores e máquinas para operação em terra durante o despejo na praia. Uma embarcação dessas não pode ficar parada.”

A DTA também alertou que alterações no cronograma podem impactar nos custos do serviço, dado que a mobilização dos equipamentos e equipe ocorreu há mais de dois meses, com a expectativa inicial de início imediato das obras.

O investimento total do projeto é estimado em aproximadamente R$ 73 milhões, com a previsão de conclusão dos trabalhos em 90 dias. A Prefeitura de Natal garantiu que a praia não será interditada durante a execução dos serviços, que serão realizados em etapas de 200 a 300 metros. A obra começará na área próxima ao Hotel Serhs, onde há menor atividade comercial, e seguirá para outras seções, com cada trecho sendo isolado temporariamente por 5 a 7 dias.

Thiago Mesquita, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, enfatizou a importância da intervenção: “A obra será uma das maiores intervenções no litoral nordestino nos últimos anos e é uma ação de resiliência ambiental. Vamos proporcionar a diminuição ou evitar a erosão costeira em Ponta Negra por um período significativo.”


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As tão aguardadas obras de engorda da Praia de Ponta Negra devem começar até o dia 7 de setembro, conforme previsto pela DTA Engenharia, a empresa vencedora da licitação. A DTA, que realizará o aterro hidráulico em consórcio com a AJM, é conhecida por seu trabalho na recuperação de praias, incluindo recentes projetos em Balneário Camboriú.

A DTA Engenharia, que já conduziu seis projetos de engorda de praia anteriormente, planeja iniciar as atividades ainda no final de agosto, se possível. A empresa informou que a draga responsável pela obra está atualmente no Porto de Luís Correia, no Piauí, para manutenção preventiva, mas deve retornar ao local até o fim deste mês. O navio holandês foi fretado exclusivamente para as operações da DTA no Brasil.

O presidente da DTA, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, destacou a complexidade do projeto: “E não é só a draga, são rebocadores, guindastes flutuantes, embarcações de apoio, tubulações rígidas e flexíveis, mangotes de borracha, ball joints, poitas/ancoragens e vários tratores e máquinas para operação em terra durante o despejo na praia. Uma embarcação dessas não pode ficar parada.”

A DTA também alertou que alterações no cronograma podem impactar nos custos do serviço, dado que a mobilização dos equipamentos e equipe ocorreu há mais de dois meses, com a expectativa inicial de início imediato das obras.

O investimento total do projeto é estimado em aproximadamente R$ 73 milhões, com a previsão de conclusão dos trabalhos em 90 dias. A Prefeitura de Natal garantiu que a praia não será interditada durante a execução dos serviços, que serão realizados em etapas de 200 a 300 metros. A obra começará na área próxima ao Hotel Serhs, onde há menor atividade comercial, e seguirá para outras seções, com cada trecho sendo isolado temporariamente por 5 a 7 dias.

Thiago Mesquita, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, enfatizou a importância da intervenção: “A obra será uma das maiores intervenções no litoral nordestino nos últimos anos e é uma ação de resiliência ambiental. Vamos proporcionar a diminuição ou evitar a erosão costeira em Ponta Negra por um período significativo.”




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