O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou nesta terça-feira (30) uma extensão no prazo para a conclusão das obras de reforma na Ponte de Igapó. A previsão atual é que a obra seja finalizada em maio de 2025, dois meses a mais do que o prazo inicial, que era de março de 2025.
A confirmação da nova data coincidentemente ocorreu no mesmo dia em que o sentido Bairro Nordeste para a Zona Norte da ponte foi totalmente fechado. A interdição, que se estenderá por aproximadamente seis meses, faz parte das medidas necessárias para a realização das obras e visa minimizar os impactos sobre o tráfego local.
Iniciadas em setembro de 2023, as obras têm causado alterações no trânsito da região, restringindo o fluxo a apenas um dos lados da via. A Ponte de Igapó, que possui 600 metros de extensão, é uma das principais vias de acesso à Zona Norte de Natal e não passava por reparações desde a construção dos seus dois lados, concluída em 1970 e 1985.
Com a nova data de conclusão, o prazo total para a execução das obras aumentou de 18 para 20 meses. O custo total do projeto está estimado em R$ 20 milhões, conforme informado pelo Dnit no início dos trabalhos.
As intervenções incluem uma série de ações para garantir a integridade e segurança da ponte, tais como:
- Restauração e reforço de estacas, blocos e pilares;
- Substituição de aparelhos de apoio;
- Demolição de elementos deteriorados;
- Reforço das vigas;
- Substituição de drenos e juntas estruturais;
- Recuperação das barreiras dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e guarda-corpos;
- Substituição do revestimento asfáltico da ponte.