O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), exonerou o então secretário adjunto da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), Saulo Spinelly, e nomeou Midiany Geizy de Oliveira Avelino para assumir o cargo. Ela é esposa do presidente da Câmara Municipal, vereador Ériko Jácome (PP), e já foi titular da pasta na administração do prefeito Álvaro Dias A mudança foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (14).
Desde a nomeação de Saulo, ainda no início da atual gestão, o prefeito vinha sendo alvo de críticas de movimentos sociais e parlamentares, que apontavam incoerência na escolha de um homem para ocupar um cargo de liderança na pasta voltada às políticas para as mulheres.
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal, a vereadora Samanda Alves (PT) celebrou a decisão do Executivo. Ela comemorou a troca no comando da pasta e deu as boas-vindas à nova secretária, destacando a importância de mulheres ocuparem espaços de liderança em políticas públicas voltadas ao público feminino.
“Eu queria dizer em alto e bom som que a luta sempre vale a pena”, declarou Samanda. “Desde janeiro, antes mesmo do início do ano legislativo, vínhamos denunciando essa indicação inadequada, dialogando com o prefeito, com o secretário e trazendo essa pauta para a tribuna”, lembrou.
A exoneração e a nova nomeação foram oficializadas por meio do Ofício nº 575/2025-GP, com base no artigo 55, inciso II, da Lei Orgânica do Município.