O jornal O Potengi e o Instituto Ranking foram recentemente alvo de um processo judicial no qual o MDB de São José de Mipibu alegava que havíamos fraudado a pesquisa para as eleições deste ano na cidade. Publicada em nossa edição de 9 de maio, a pesquisa O Potengi/ Ranking seguiu – como é de praxe – os mais rigorosos critérios técnicos em sua realização.
Ocorreu que o pré-candidato do MDB à prefeitura da cidade, Severino Rodrigues ficou na segunda posição em nosso levantamento, enquanto outros institutos insistiam em colocá-lo até 15 pontos percentuais à frente do atual prefeito, Zé Figueiredo (PSD). Curiosamente, após a divulgação de nossa pesquisa, todas as que se seguiram confirmaram a tendência por ela apontada.
Enfim, na tarde desta quinta-feira (4), o Juiz Eleitoral da 7ª Zona/RN, Pedro Paulo Falcão Júnior, analisou o caso e deu parecer favorável à pesquisa. De acordo com a decisão, não houve qualquer irregularidade na divulgação da pesquisa. O juiz concluiu que os dados apresentados estavam em conformidade com as normas estabelecidas pela justiça eleitoral, afastando as acusações de fraude.
O jornal O Potengi reitera seu compromisso com a verdade, por meio do uso de fontes confiáveis e pela divulgação de matérias verídicas, reafirmando seu dever em informar e ser transparente com a sociedade. Ainda que o resultado disso afronte os humores dos coronéis que não estão habituados a ser contrariados em seus planos de domínio.