Pelo menos três unidades dos Restaurantes Populares foram fechadas nesta quarta-feira (12) no Rio Grande do Norte, interrompendo a distribuição de 1.190 refeições diárias. As unidades afetadas são as localizadas no bairro Planalto e na avenida Pompeia, em Natal, além da unidade de Parelhas, na região Seridó. Todos os três estabelecimentos eram administrados pelo mesmo fornecedor.
Nos Restaurantes Populares, trabalhadores, pessoas em situação de vulnerabilidade e outros cidadãos pagam apenas R$ 1 pelo almoço e outras refeições. O serviço é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).
Governo explica fechamento
Em nota, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Sethas, informou que o serviço foi temporariamente suspenso por “problemas operacionais” e que o estado conta com outros 110 restaurantes populares em funcionamento. “Assim que a situação for sanada, as atividades serão retomadas normalmente”, declarou a pasta.
O secretário adjunto da Sethas, Adriano Oliveira, afirmou que a empresa responsável pelos restaurantes solicitou a rescisão do contrato alegando dificuldades operacionais. “A empresa apresentou documento renunciando ao contrato por dificuldades. Ela irá explicar quais são essas dificuldades, mas o Estado estava cobrando o bom funcionamento dos equipamentos”, explicou.
O governo informou que já iniciou o processo para contratar um novo fornecedor, mas não divulgou um prazo para a reabertura dos restaurantes fechados.
*Com informações do g1RN*