A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) – discentes, docentes e técnicos (as) – participou nesta terça-feira, 18, da eleição para Reitor(a) e Vice-reitor(a) da Uern.
Com uma votação histórica, a Prof. Dra. Cicília Raquel Maia Leite foi reeleita para o cargo de Reitora e o prof. Dr. Francisco Dantas de Medeiros Neto foi reeleito para o cargo de Vice-reitor. Juntos, estarão à frente da gestão da Uern pelos próximos quatro anos.
O pleito eleitoral de 2025 representa um marco histórico para a Instituição. Esta é a primeira eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) sem a necessidade da formação de uma lista tríplice, extinta em 2021 pela governadora Fátima Bezerra, reforçando a autonomia da universidade em eleger seus gestores diretamente.
Esta também foi a primeira eleição da Uern que contou com chapa única, sinalizando uma universidade cada vez mais unida em torno de um projeto de excelência e inclusão.
Cicília Maia agradece o apoio de toda a comunidade acadêmica. “Agradecemos profundamente a toda nossa comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnicos) que acreditou e reafirmou, com seu voto, esse caminho de transformação e crescimento. Seguiremos firmes, com diálogo e compromisso, fortalecendo essa construção coletiva. A Uern Mais que sonhamos está acontecendo, e essa vitória é de todos nós”, declara a reitora.
O vice-reitor Chico Dantas externa sua alegria e agradecimento à comunidade acadêmica que chancelou o trabalho que vem sendo desenvolvido na gestão universitária. “Estamos muito felizes com esse resultado, que demonstra um reconhecimento e confiança. Mesmo sendo chapa única, fizemos uma campanha com disposição e o mesmo espírito democrático, de modo que a gente possa refletir os anseios da nossa comunidade em nossa carta programa”, declara.