A skatista brasileira Rayssa Leal escolheu iniciar sua temporada de 2025 competindo no Brasil e já garantiu presença na final do STU Pro Tour de Porto Alegre. Mesmo enfrentando dores após uma queda durante o aquecimento, a medalhista olímpica alcançou a nota 70.71 e avançou para a decisão da competição, que acontece neste domingo (23), no Skate Park da Orla do Guaíba, na capital gaúcha.
A decisão do skate street feminino, categoria de Rayssa, será transmitida ao vivo pelo Esporte Espetacular, na TV Globo, às 11h20, e também poderá ser acompanhada em tempo real pelo ge. O sportv transmite as demais finais ao longo da tarde.
Rayssa Leal brilhou logo em sua primeira volta na semifinal, conquistando a segunda maior nota do dia. Na segunda tentativa, marcou 62.69, mas optou por uma apresentação mais conservadora na terceira volta, garantindo sua classificação sem riscos.
Na mesma bateria da brasileira, a japonesa Aoi Uemura também avançou com 41.66. O momento final da semifinal foi marcado por uma cena de confraternização, com todas as skatistas classificadas comemorando ao lado de Rayssa.
Além de Rayssa Leal, também garantiram vaga na final do skate street feminino as brasileiras Gabriela Mazetto (55.74), Kemily Suiara (52.95), Maria Lucia (52.12) e a espanhola Daniela Terol (72.18).
Histórico de conquistas e novos desafios
Rayssa Leal vive um momento especial na carreira. Após conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ela se tornou campeã mundial de skate street na Itália, em setembro, e sagrou-se tricampeã da Liga Mundial de Skate Street no Brasil, em dezembro. Para 2025, a maranhense pretende ser mais seletiva com as competições, equilibrando melhor sua agenda de torneios.