Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT/DECCOR-LD), deflagrou a “Operação Braço Direito”. A operação investiga pessoas e empresários suspeitos de envolvimento em crimes de sonegação fiscal, fraude tributária, falsidade ideológica e associação criminosa.
A ação foi desencadeada após a Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ/RN) denunciar que empresários ligados a uma marca de roupas em Natal estavam se apropriando indevidamente de valores referentes ao ICMS, que deveriam ser repassados ao Estado do Rio Grande do Norte. A operação foi realizada nos municípios de Natal e Parnamirim, com um prejuízo estimado ao erário de aproximadamente R$ 2 milhões.
A “Operação Braço Direito” recebeu esse nome porque a empresa investigada foi transferida para um amigo íntimo dos suspeitos, numa tentativa de dissimular a responsabilidade pelos crimes.
A operação contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que auxiliou nas investigações e na coleta de provas. A Polícia Civil continua as investigações para identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pelos crimes cometidos.