Com previsão de inauguração no final deste ano, um novo shopping está sendo construído no espaço anteriormente ocupado pelas Lojas Americanas, na avenida Rio Branco, entre os bancos Itaú e Bradesco. Considerado uma “virada de chave” para o bairro, o presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos, expressou otimismo em relação ao impacto do empreendimento.
Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), Rodrigo destacou a importância do novo shopping para a Cidade Alta. Inicialmente, estão previstas 20 lojas, com possibilidade de expansão. “(Foi apresentado) um total de 20 lojas, mas ficaram muito grandes e a gente sugeriu que diminuíssem o tamanho para dar uma quantidade maior de lojas. Até os próprios lojistas da Cidade Alta estão com interesse em colocar outras filiais dentro do shopping”, explicou Vasconcelos.
Rodrigo revelou que, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (JUCERN), houve um aumento no número de empresas no bairro. A mudança notável foi a transição do comércio varejista para o setor de prestação de serviços, como clínicas médicas e escritórios.
Em relação a novos empreendimentos habitacionais, impulsionados pelo novo Plano Diretor, o presidente mencionou que existem 15 projetos em estudo para construção, conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Urbanismo (Semurb). “Essas pessoas que estão voltando a morar no Centro, elas vão consumir na Cidade Alta, que é um centro comercial. Esperamos que a longo prazo, esse movimento volte, mas precisamos de medidas a curto prazo”, relatou Rodrigo.
Além disso, há estudos em andamento no código de obras do novo Plano Diretor, com o objetivo de regularizar os imóveis menores existentes na Cidade Alta, especialmente os kitnets, onde residem muitos trabalhadores do bairro.
A inauguração do novo shopping é aguardada com grande expectativa pela comunidade e promete transformar a dinâmica comercial e habitacional da Cidade Alta.