Nesta terça-feira (25), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou a operação “Tríscele” com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso que aplicava golpes em familiares de servidores públicos potiguares através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Goiânia, em Goiás.
Segundo as investigações do MPRN, os criminosos se passavam por parentes dos servidores utilizando perfis falsos no WhatsApp para solicitar dinheiro de maneira fraudulenta. A ação apura crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.
A dinâmica do golpe envolvia a obtenção de fotos das vítimas na internet, que eram utilizadas para criar perfis falsos vinculados a números controlados pelos golpistas. Em seguida, os criminosos entravam em contato com os familiares das vítimas, informando sobre a mudança de número do suposto parente e solicitando auxílio financeiro de maneira urgente e falsamente justificada por circunstâncias econômicas desfavoráveis.
Em dezembro de 2023, uma ação coordenada pelo MP resultou na prisão de 10 suspeitos em quatro estados diferentes, todos envolvidos no mesmo tipo de golpe contra familiares de servidores públicos do RN via WhatsApp.
A operação “Tríscele” contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP de Goiás (Gaeco/MPGO), da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência do MPGO (CSI) e da Polícia Militar goiana. Promotores de Justiça, servidores dos MPs e policiais militares participaram da ação, que visa combater esse tipo de crime eletrônico que tem afetado diversas famílias no estado.