Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros (MLB) protestaram na manhã desta quinta-feira (3) em frente à Câmara Municipal de Natal. O ato ocorreu em reação à Comissão Especial de Inquérito (CEI) instaurada para investigar ações do MLB e de outros grupos ligados à ocupação de propriedades privadas.
O vereador Matheus Faustino (União), propositor e relator da comissão, tentou dialogar com os manifestantes, mas não obteve resposta positiva.
Em nota divulgada nas redes sociais, o MLB classificou a CEI como “fascista” e criticou os parlamentares que apoiam a investigação. “A CEI da criminalização do povo pobre fez hoje a reunião de seus membros. Nesta reunião, aprovaram a convocação de uma audiência com as forças de segurança do Estado, revelando, logo de início, que tratam a luta contra a fome e pelo direito à moradia como caso de polícia. Com exceção do vereador Daniel Valença, que tem defendido o povo pobre, os vereadores mostraram todo seu fascismo chamando as famílias que lutam por uma vida digna de criminosos. Uma verdadeira canalhice política!”, afirmou o movimento.
O MLB também questionou as prioridades da gestão municipal e sugeriu que a comissão deveria convocar outras autoridades: “Deviam, na verdade, era convocar o prefeito atual e o ex-prefeito para explicarem por que falta casa, saúde, educação, creche, etc., para a população natalense, enquanto a gestão gastou dinheiro público para fazer a engorda de Ponta Negra, que não passa de um desastre ambiental, administrativo e político”.
Faustino, por sua vez, argumentou que o MLB estaria promovendo invasões de imóveis e utilizando causas sociais como justificativa para possíveis práticas criminosas. A primeira reunião da CEI ocorreu na quarta-feira (2) na Câmara Municipal.