O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a mudança na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) após a saída de Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde.
Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, foi convidada para ocupar o cargo. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) divulgou que, na manhã desta sexta-feira (28), Lula se reuniu com Gleisi e formalizou o convite para que ela assumisse a pasta. A posse de Gleisi está agendada para o dia 10 de março.
Padilha foi transferido para a Saúde após a demissão de Nísia Trindade. Ele tomará posse no novo cargo também no dia 10 de março, data em que Gleisi assume a SRI.
A troca estava inicialmente prevista para o dia 6 de março, mas foi adiada devido à expectativa de baixa presença devido ao Carnaval, conforme afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa.
Lula explicou a substituição de Nísia por uma questão de perfil. Segundo ele, Nísia é uma amiga pessoal e uma excelente profissional, mas o governo precisa de um perfil mais “agressivo” e ágil para implementar suas políticas, algo que ele acredita ser necessário neste momento.
A íntegra da nota do governo foi divulgada da seguinte forma:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Gleisi vai substituir o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi recentemente indicado para o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.”