A draga que será utilizada na aguardada obra de engorda da Praia de Ponta Negra, principal cartão postal de Natal, finalmente chegou à capital potiguar na quarta-feira (28). A embarcação é peça-chave para um projeto de grande impacto na preservação e ampliação da faixa de areia da praia, que vem sofrendo com erosão nos últimos anos.
De acordo com João Pedro Bohn, engenheiro responsável pelo projeto, a draga estará em operação contínua, 24 horas por dia, para garantir o andamento dos trabalhos dentro do cronograma previsto. O processo envolve a extração de areia de um banco submarino localizado a aproximadamente 7 quilômetros da costa. A areia será transportada pela draga até a orla de Ponta Negra, onde será descarregada através de uma complexa rede de tubulações, já em fase final de montagem.
A operação do navio será intensa e ininterrupta, com a draga atuando todos os dias da semana, independentemente de feriados ou condições climáticas. A embarcação, com capacidade para carregar até 2,8 mil metros cúbicos de areia por viagem, funcionará como um grande “aspirador” submarino, sugando o material do fundo do mar e transportando-o até a praia. Uma vez cheia, a draga navegará de volta à costa para descarregar a areia, iniciando novamente o ciclo de extração.
A obra, que estava inicialmente prevista para começar em julho, enfrentou atrasos devido à falta de licenças ambientais, levando à partida antecipada da draga holandesa anteriormente contratada. Após um período de impasse, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) reemitiu a licença ambiental em 13 de agosto, permitindo que a Prefeitura de Natal iniciasse os trabalhos. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, o projeto contará com rigorosos programas de controle e monitoramento ambiental durante e após a obra, garantindo a segurança e preservação do ecossistema local.
O custo inicial da obra foi estimado em R$ 73,7 milhões, mas as mudanças no cronograma e os atrasos no início dos trabalhos devem aumentar esse valor. A empresa responsável, DTA Engenharia, mencionou que o período de ociosidade dos equipamentos e da equipe impactará o custo final, conforme previsto no contrato.
A obra de engorda abrangerá um trecho de 4 quilômetros da Praia de Ponta Negra, desde o hotel Serhs até o Morro do Careca. A previsão da Prefeitura de Natal é que a operação de aterramento leve até 90 dias para ser concluída, salvo intercorrências.