A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou nesta terça-feira (25) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6×1, que visa acabar com a escalada de jornada de trabalho 6×1, uma realidade que compromete a qualidade de vida de muitos trabalhadores. A proposta foi assinada por 234 parlamentares, entre eles os deputados do Rio Grande do Norte: Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT, e Benes Leocádio, do União Brasil.
A PEC 6×1 propõe a redução da jornada de trabalho, estabelecendo um limite de oito horas diárias e 36 horas semanais, com a possibilidade de jornada de trabalho de quatro dias por semana. A medida permite a compensação de horários e redução de carga horária por meio de acordo coletivo. Embora a proposta preveja uma jornada de 32 horas semanais, a diferença surge pelo entendimento de que horas extras não devem ser computadas para o limite diário de oito horas.
A proposta tem ganhado força, especialmente após manifestações convocadas pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Uma das últimas mobilizações foi realizada em Natal, no shopping Midway Mall, no dia 16 de fevereiro, com um grupo exibindo um grande bandeirão em apoio à PEC.
Em entrevista coletiva, a deputada Erika Hilton explicou que seu próximo passo será se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o carnaval, para discutir o andamento do projeto. Hilton também anunciou que buscará entregar um abaixo-assinado com 3 milhões de assinaturas para fortalecer a aprovação da PEC.
Fernando Mineiro (PT) afirmou em suas redes sociais que a PEC 6×1 será uma das prioridades do primeiro semestre na Câmara dos Deputados. O parlamentar ressaltou a importância de trabalhar para a aprovação da proposta e disse que no Rio Grande do Norte pretende colaborar com a mobilização entre trabalhadores. “Quero contribuir para levar essa importante bandeira aos trabalhadores que são superexplorados”, disse Mineiro.
Já Natália Bonavides (PT) comentou a adesão à proposta, destacando que a medida é urgente para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “Acreditamos que é necessário repensar a jornada de trabalho, pois os trabalhadores têm apenas um único dia para estar com a família, cuidar de si e até procurar novos empregos ou qualificações”, afirmou.
Benes Leocádio (UNIÃO) ainda não se manifestou nas redes sociais sobre sua adesão à PEC 6×1.