A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (15) um reajuste tarifário que reduzirá o valor da conta de luz para os consumidores da Neoenergia Cosern no Rio Grande do Norte. As novas tarifas, que entram em vigor no próximo dia 22 de abril, apresentam uma redução média de 0,32% para os mais de 1,6 milhão de unidades consumidoras atendidas pela concessionária em 167 municípios potiguares.
De acordo com a decisão da ANEEL, os consumidores residenciais (classe B1) terão uma redução de 0,49% em suas contas. Para os clientes de baixa tensão – que incluem a maioria das residências – o ajuste médio será de 0,33%, enquanto os usuários de alta tensão (indústrias e grandes comércios) terão diminuição média de 0,30%.
A redução foi possível principalmente devido à queda nos custos financeiros (-5,09%) e nos valores de transmissão de energia (-0,20%), que compensaram parcialmente o aumento de 2,55% nos encargos setoriais.
A análise da estrutura tarifária mostra que apenas 29,4% do valor pago pelos consumidores fica com a distribuidora para custear operação e manutenção da rede. A maior parte da conta (38,2%) corresponde aos custos de geração e transmissão de energia, enquanto 32,4% são tributos e encargos setoriais.
Este ajuste segue o modelo de Reajuste Tarifário Anual (RTA), que atualiza as tarifas com base em índices inflacionários (IGP-M ou IPCA) menos um fator de produtividade (X). Esse processo é distinto da Revisão Tarifária Periódica (RTP), que redefine completamente a estrutura de custos da concessionária.
A ANEEL destacou que a redução, embora modesta, reflete a melhora nos indicadores operacionais da empresa e as condições favoráveis do mercado de energia. Esta é a primeira vez em dois anos que os consumidores potiguares terão uma diminuição nas tarifas de energia elétrica.
Seu artigo me ajudou muito, tem mais algum conteúdo relacionado? Obrigado! anydesk baixar