As fortes chuvas que atingem Natal nos últimos dias causaram estragos na infraestrutura da cidade. Entre a madrugada e a manhã deste sábado (15), um trecho da calçada construída ao redor da lagoa de captação do conjunto Santarém, na Zona Norte, desabou. O incidente aconteceu nas proximidades da Avenida Itapetinga. Segundo moradores da região, ninguém ficou ferido.
A Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra) informou que o problema foi causado pelo acúmulo de água sobre a calçada. O órgão ressaltou que o local ainda está em obras e que o buraco aberto será devidamente isolado.
“Devido às fortes chuvas que caem em Natal, a água acumulou em cima da calçada, e esse trecho cedeu. A secretaria reitera que o local permanece em obras ainda não concluídas e irá realizar o isolamento para continuar as obras do local”, afirmou a pasta em nota.
Além do desabamento da calçada, outro problema foi registrado na Zona Norte neste sábado. Uma cratera se abriu no canteiro central da BR-101, na altura do bairro Igapó, no quilômetro 83 da rodovia, no sentido de São Gonçalo do Amarante para Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a erosão também foi provocada pelas chuvas intensas.
Fortes chuvas em Natal
Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontam que, até as 7h deste sábado, Natal registrou 50 mm de chuva em 24 horas. Entre quinta (13) e sexta-feira (14), o acumulado superou os 100 mm, conforme atualização da estatal às 18h de sexta-feira.
A quantidade de chuva nesse período corresponde praticamente à média esperada para todo o mês de março, que é de 155 mm, segundo a Prefeitura de Natal.
Diante desse cenário, especialistas alertam para os riscos de novos deslizamentos e alagamentos na cidade, especialmente em áreas com obras inacabadas ou infraestrutura comprometida.
*Com informações do g1RN*