A Aeronáutica abriu inscrições ontem (7) para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA). O prazo vai até às 9h do dia 28 de abril de 2025, conforme o horário de Brasília. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site oficial da Aeronáutica.
As provas da primeira fase do certame serão aplicadas em 17 cidades do país, inclusive Natal (RN), no dia 6 de julho. Ao todo, são oferecidas 50 vagas para candidatos de ambos os sexos, divididas assim: aviadores (5 vagas); infantaria (20 vagas); intendentes (25 vagas).
Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer a vagas no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF), marcando um avanço na inclusão feminina em áreas operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).
Para participar, o candidato deve ser voluntário e atender a critérios estabelecidos nas Instruções Específicas do Exame. Entre as exigências estão: ter no mínimo 17 e no máximo 22 anos até 31 de dezembro de 2026, além de apresentar comprovante de conclusão do Ensino Médio na data da Concentração Final do processo seletivo.
O exame de admissão é composto por diversas etapas: provas escritas (de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos que optarem pelas cotas raciais) e validação documental.
Os aprovados em todas as fases serão avaliados pela Junta Especial de Avaliação (JEA). Os selecionados devem se apresentar na sede da AFA, em Pirassununga (SP), no dia 11 de janeiro de 2026, para o início do curso de formação, com duração de quatro anos. Após a conclusão, os formandos serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para organizações militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Mais informações e o edital completo podem ser acessados no portal oficial da FAB.