MEC libera lista de aprovados do Sisu 2026; candidatos devem ficar atentos aos prazos



Ícone de crédito Foto: Divulgação


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MEC libera lista de aprovados do Sisu 2026; candidatos devem ficar atentos aos prazos





Ícone de crédito Foto: Divulgação


O Ministério da Educação (MEC) tornou público, na madrugada desta quinta-feira (29), o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Os candidatos podem conferir se foram aprovados acessando o site oficial do programa, por meio da plataforma Acesso Único.

O Sisu é o principal mecanismo de ingresso no ensino superior público do país e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os estudantes. Em 2026, o processo seletivo disponibiliza 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, ofertados por 136 instituições públicas espalhadas por todas as regiões do Brasil. As oportunidades contemplam tanto o primeiro quanto o segundo semestre letivo.

A edição deste ano trouxe uma mudança importante nas regras de participação. Pela primeira vez, os candidatos puderam concorrer utilizando a nota de uma das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 ou 2025. Até o ano anterior, apenas o resultado do exame mais recente era aceito. Para se inscrever, era necessário ter concluído o ensino médio e não ter obtido nota zero na redação. As inscrições ocorreram entre os dias 19 e 23 de janeiro.

Os estudantes selecionados na chamada regular devem agora seguir para a etapa de matrícula. O procedimento começa a partir do dia 2 de fevereiro, mas os prazos e exigências variam de acordo com cada instituição. Por isso, é fundamental que o candidato consulte diretamente a universidade ou instituto federal para verificar a documentação necessária e as etapas do processo, que podem ser realizadas de forma presencial ou on-line.

Quem não foi aprovado ainda tem possibilidade de ingresso. O Sisu permite que os candidatos manifestem interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Nessa fase, é possível escolher apenas uma das opções de curso informadas no momento da inscrição. A convocação dos candidatos da lista de espera e os prazos para matrícula ficam sob responsabilidade das próprias instituições de ensino.




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *