O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte iniciou o envio de notificações para aproximadamente cento e quarenta e cinco mil eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico.
As mensagens personalizadas estão sendo enviadas via WhatsApp a partir desta segunda-feira, dia 22 de setembro, informando sobre a situação irregular do título eleitoral. De acordo com o TRE-RN, as mensagens não contêm links e não solicitam dados pessoais ou pagamentos.
A regularização do cadastro deve ser feita presencialmente no cartório eleitoral do município onde o eleitor está registrado. É necessário levar um documento oficial com foto e comprovante de residência. O cadastro eleitoral permanecerá aberto para atualizações até o dia seis de maio de 2026.
A desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo explicou que a biometria não é obrigatória para votar, mas agiliza o processo de identificação na urna eletrônica, o que será especialmente útil nas eleições de 2026, quando os eleitores enfrentarão seis telas de votação.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia, destacou que o sistema envia mensagens personalizadas indicando o cartório eleitoral específico de cada município. O objetivo da campanha é garantir que todos os eleitores tenham seu cadastro regularizado para o próximo pleito eleitoral. O processo de biometria é gratuito e serve tanto para facilitar a votação quanto para auxiliar no acesso a diversos serviços e benefícios governamentais.
Deixe um comentário