A Ponte de Igapó, um dos principais acessos entre as zonas oeste e Norte de Natal, terá o tráfego totalmente liberado nos dois sentidos a partir desta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Getúlio Batista. A liberação acontece após a conclusão da pavimentação asfáltica na faixa final do sentido Centro-zona Norte.
Desde setembro de 2023, a ponte passou por um amplo processo de restauração, que envolveu interdições parciais e modificações no trânsito da capital potiguar. Com a conclusão da nova camada asfáltica, todos os veículos poderão voltar a circular normalmente pela estrutura, encerrando 20 meses de restrições.
As obras ainda seguirão nos próximos dias, mas em fase complementar, com serviços como pintura, sinalização horizontal e ajustes finais. A diferença é que essas intervenções não exigirão novos bloqueios.
A recuperação da Ponte de Igapó teve início no dia 12 de setembro de 2023, com orçamento inicial de cerca de R$ 20,8 milhões, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura, de 600 metros de extensão, liga a Avenida Felizardo Moura à zona Norte de Natal e não havia passado por reparos significativos desde a construção de suas duas partes: a primeira, em 1970, e a segunda, em 1985.
O projeto envolveu reforço e restauração de estacas, blocos e pilares, demolição de estruturas deterioradas, substituição de aparelhos de apoio e do asfalto, recuperação de barreiras de refúgio da ponte ferroviária e melhorias na passagem de pedestres e nos guarda-corpos.
Com a liberação, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou os novos horários de operação para a faixa reversível na Av. Felizardo Moura. Com o novo cenário viário da região, a via passará a funcionar com o seguinte esquema de horários:
- Das 5h às 11h59 – Faixa liberada no sentido Zona Norte / Centro
- Das 12h às 12h29 – Faixa fechada para ajustes operacionais
- Das 12h30 às 22h59 – Faixa liberada no sentido Centro / Zona Norte
- Das 23h às 4h59 – Faixa fechada
A STTU reforça a importância dos condutores estarem atentos à sinalização e respeitarem os horários de funcionamento para garantir a segurança e fluidez no trânsito. Agentes de mobilidade estarão monitorando a operação para orientar os motoristas e garantir o cumprimento das determinações.
Deixe um comentário