A draga para a engorda da Praia de Ponta Negra esteva em fase de teste na manhã desta sexta-feira (30), equipada com um braço de sucção de 30 metro, a atuação da draga começa oficialmente ás 13h de hoje.
Programada para retirar a areia do fundo do mar e transportá-la até a praia por meio de uma tubulação montada na altura do Hotel Sehrs, na Via Costeira. O processo de dragagem envolve a coleta do material, sua filtragem e transporte até o aterro. Um rebocador está estrategicamente posicionado para garantir a correta conexão entre a tubulação e o equipamento da draga.
Após o transporte da areia, a obra seguirá para a fase de terraplanagem, que incluirá o espalhamento, compactação e nivelamento do aterro com o auxílio de tratores. Este processo é crucial para garantir a qualidade e durabilidade do aterro.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez uma visita à embarcação na quinta-feira (29) e destacou a importância da engorda para a cidade. Segundo Álvaro, a obra não apenas promoverá o lazer e as atividades turísticas na praia, mas também desempenhará um papel vital na contenção da erosão costeira e na preservação do Morro do Careca.
“Essa engorda vai recuperar a praia de Ponta Negra ao longo de toda a sua extensão, aumentando a faixa de areia em 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré baixa. Isso resolverá problemas como a derrubada do calçadão, a proteção do Morro do Careca e os riscos para bares, hotéis e restaurantes que seriam afetados pelo avanço do mar”, afirmou o prefeito.