Após colisão na Ponte Newton Navarro falta de proteção na estrutura é questionada



Balsa carregando hélices de torre eólica bateu na base da Ponte - Foto: Adriano Abreu Balsa carregando hélices de torre eólica bateu na base da Ponte – Foto: Adriano Abreu




Na tarde desta segunda-feira (22), a Ponte Newton Navarro, um dos principais marcos de ligação entre os bairros da zona Norte e Leste de Natal, foi cenário de um incidente marítimo que trouxe à tona questões sobre a segurança da navegação próxima à estrutura. Uma embarcação que transportava pás de torres de energia eólica colidiu com a base da ponte, resultando em danos mínimos às placas metálicas que revestem a estrutura de concreto, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN).

A embarcação, originária do Porto de Pecém, Ceará, e com destino ao Rio Grande do Sul, precisou desviar para o Porto de Natal devido a condições climáticas adversas. Durante a passagem pelo canal sob a Ponte Newton Navarro, composta por um rebocador e uma balsa, a colisão ocorreu em uma curva delicada do trajeto.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 3º Distrito Naval, informou que uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) foi mobilizada para o local a fim de garantir a segurança da navegação. Felizmente, não houve vítimas nem indícios de danos ambientais, mas um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para investigar as causas e responsabilidades do incidente.

A falta de um sistema de defensas adequado na Ponte Newton Navarro tem sido uma preocupação constante. Projetada em 2004, a ponte originalmente incluía a instalação dessas proteções, porém, ao longo dos anos, a implementação foi adiada. Recentemente, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, comprometeu-se em audiência com a governadora Fátima Bezerra a destinar recursos substanciais para a construção das defensas dos pilares centrais da ponte, estimando um investimento inicial de R$45 milhões, embora sem detalhamento específico do orçamento.

Segundo a SIN, os projetos básicos para as defensas já estão prontos, aguardando apenas o desenvolvimento dos projetos executivos e a posterior contratação das obras. Os recursos serão repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução das obras de instalação das proteções.

A expectativa é que Sílvio Costa Filho visite o Rio Grande do Norte no próximo mês para anunciar oficialmente esses investimentos, além de destinar R$60 milhões para a dragagem do Rio Potengi e mais R$10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.


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A embarcação, originária do Porto de Pecém, Ceará, e com destino ao Rio Grande do Sul, precisou desviar para o Porto de Natal devido a condições climáticas adversas. Durante a passagem pelo canal sob a Ponte Newton Navarro, composta por um rebocador e uma balsa, a colisão ocorreu em uma curva delicada do trajeto.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 3º Distrito Naval, informou que uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) foi mobilizada para o local a fim de garantir a segurança da navegação. Felizmente, não houve vítimas nem indícios de danos ambientais, mas um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para investigar as causas e responsabilidades do incidente.

A falta de um sistema de defensas adequado na Ponte Newton Navarro tem sido uma preocupação constante. Projetada em 2004, a ponte originalmente incluía a instalação dessas proteções, porém, ao longo dos anos, a implementação foi adiada. Recentemente, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, comprometeu-se em audiência com a governadora Fátima Bezerra a destinar recursos substanciais para a construção das defensas dos pilares centrais da ponte, estimando um investimento inicial de R$45 milhões, embora sem detalhamento específico do orçamento.

Segundo a SIN, os projetos básicos para as defensas já estão prontos, aguardando apenas o desenvolvimento dos projetos executivos e a posterior contratação das obras. Os recursos serão repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução das obras de instalação das proteções.

A expectativa é que Sílvio Costa Filho visite o Rio Grande do Norte no próximo mês para anunciar oficialmente esses investimentos, além de destinar R$60 milhões para a dragagem do Rio Potengi e mais R$10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.




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