O Wiki Movimento Brasil (WMB) realiza neste sábado (06), uma iniciativa inédita que reúne pessoas em 20 diferentes cidades brasileiras para editar a Wikipédia, visando aumentar a quantidade e a qualidade de informações disponíveis de forma ampla e irrestrita na internet. Em Natal, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC) realizará o evento “Wiki Encontros + Cada Livro, Seu Público”, uma campanha que convida amantes da literatura potiguar a editar e contribuir na criação e melhoria de artigos relacionados à obras, escritores e escritoras do Rio Grande do Norte na Wikipédia.
O evento faz parte da campanha Cada Livro Seu Público (#CadaLivroSeuPúblico), que tem foco em conteúdo sobre autores, livros, obras literárias e histórias orais nas plataformas Wikimedia (Wikipédia, Wikidata, WikiCommons, Wikibooks e Wikisource). A campanha, que faz referência à terceira das cinco leis da Biblioteconomia, é organizada no Brasil pelas Bibliotecas da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), ambos da Universidade de São Paulo (USP), e tem apoio do Wiki Movimento Brasil.
O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas, independentemente da experiência em edição da Wikipédia, e há certificado de participação. As contribuições podem ser feitas até 30 de abril, mas apenas na oficina deste sábado será possível interagir presencialmente com representantes da equipe que podem auxiliar de forma prática. Durante o evento, os participantes irão aprender a editar a Wikipédia, tanto na criação de novos verbetes sobre temas que ainda não estão inseridos quanto no aprimoramento de conteúdos já iniciados, mas com potencial de inclusão de mais informações fundamentais ou referências mais robustas.
A lista de livros que ainda não possuem nenhuma informação na Wikipédia tem mais de 1.364 títulos, incluindo obras como Opúsculo Humanitário, de Nísia Floresta; Araguaia – relato de um guerrilheiro, de Glênio Sá; entre outros, incluindo literatura afrobrasileira, de povos originários e infantojuvenil. Entre os autores e autoras que não possuem página ou precisam de melhorias em seu perfil está o nome de Glênio Sá, único integrante potiguar da Guerrilha do Araguaia, e o da escritora Eva Potiguara, pertencente ao Povo Potiguara Sagi Jacu de Baía Formosa, município do litoral do Rio Grande do Norte.
Fonte Saiba Mais