A vereadora eleita Thabatta Pimenta (PSOL) anunciou que pretende colocar seu nome na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN). O atual presidente da casa, vereador Eriko Jácome (PP), também será candidato à reeleição e afirmou contar com o apoio de 23 dos 29 colegas parlamentares para seguir no comando do legislativo.
Primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara de Natal, Thabatta reconheceu que tem poucas chances na disputa, mas destacou a importância de sua candidatura. “Tá todo mundo dizendo que ele [Eriko Jácome] tem voto demais, mas é necessário ter alguém que dispute e diga que eles não mandam em tudo”, afirmou. Ela ainda não discutiu o tema com a bancada de oposição, formada pelos vereadores do PT Daniel Valença, Brisa Bracchi e Samanda Alves, mas disse que seu nome “está à disposição sempre”.
A vereadora eleita Samanda Alves (PT), ao ser procurada, afirmou ter sido surpreendida pela decisão de Thabatta e preferiu não se manifestar, pois ainda não foi procurada pela futura colega. A assessoria de Brisa Bracchi informou que a vereadora estava em viagem no momento e Daniel Valença não retornou o contato até o fechamento da matéria.
Embora Jácome tenha ampla vantagem, Thabatta pretende marcar posição. Ela confirmou que fará oposição à administração do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil), afirmando que já “mapeou tudo o que ele prometeu [na campanha] para cobrar”. “Precisamos ter oposição, mesmo que seja apenas uma pessoa. É necessário pontuar o que Natal tanto precisa, os anseios da população e eu não tenho medo de ser oposição à gestão”, declarou.
Com quase um milhão de seguidores no Instagram, Thabatta planeja usar sua influência digital para ampliar o alcance das discussões na Câmara. “Eles [vereadores] vão ter que lidar pela primeira vez com uma pessoa que é a política mais seguida do estado”, comentou.
Mesmo com poucas chances de vencer, Thabatta Pimenta pretende fortalecer a presença da oposição no legislativo de Natal e representar uma voz alternativa no Palácio Padre Miguelinho.
Com informações do Saiba Mais Jornal