Por meio de nota na íntegra enviada ao portal O Potengi, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) respondeu às acusações feitas pelo vereador Léo Souza (Republicanos) sobre a falta de profissionais para a regulação de exames e a subutilização de tomógrafos no Hospital Varela Santiago, em Natal.
A Sesap esclareceu que não procede a alegação da falta de profissionais para a regulação de exames. Em relação à realização das tomografias, a Secretaria pontuou que seria necessária a disponibilidade de exames para atender à atual demanda. O Hospital Varela Santiago informou, no dia 15 de abril, que não possui mais condições de atender pacientes no mês de abril devido à limitação de recursos. Salientando ainda que toda a lista de tomografias já está devidamente autorizada pela Central de Regulação.
Abaixo, a nota na íntegra enviada pela Sesap:
Nota da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que não procede a alegação do vereador Léo Souza sobre a falta de profissionais para a regulação de exames. Quanto à realização das tomografias, a Sesap informa que, devido à atual demanda por exames, o Hospital Varela Santiago comunicou, nesta segunda-feira, 15, que não possui mais condições de realizar tomografias no mês de abril, dado que a capacidade do hospital já foi atingida. A Secretaria está trabalhando para buscar soluções que viabilizem o aumento do atendimento e para ajustar a regulação, com o objetivo de atender melhor a população. Salientamos ainda que toda a lista de tomografias já está devidamente autorizada pela Central de Regulação.