A cidade de São José de Mipibu, no interior do RN, é exemplo quando se trata de representatividade feminina. O município contém a maior bancada feminina do estado. Dentre os 13 vereadores, seis são mulheres que lutam constantemente pelo espaço a que têm direito.
O município vem ganhando destaque nacional devido a sua colaboração em dar voz e espaço as mulheres, além disso, a cidade também possui a vereadora que mais foi eleita no Brasil, Carla Simone, esteve na câmara dos vereadores oito vezes, é atualmente a presidente da casa e trouxe para São José a implantação da Procuradoria da Mulher em uma câmara municipal do estado, sendo o primeiro município a aprovar o projeto.
“É o primeiro município do Rio Grande do Norte a implantar a Procuradoria da Mulher, então isso nos deixa muito felizes, é uma câmara composta por um parlamento feminino em 46% e que realmente faz valer a cadeira que sentamos, usando nossa voz”, comenta Carla.
O órgão é semelhante ao que já existe na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e conta com a colaboração da ALRN, recebendo capacitação e orientação necessária para um funcionamento eficaz.
. “Estamos aqui para fazer a capacitação da equipe interdisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e jurídicos. Aqui eles já tem um modelo de organização através da coordenadoria da mulher, nós vamos sentar com eles e trocar, na verdade, essas experiências, trazer a nossa experiência, o nosso modelo de implantação, para oferecer aos funcionários treinamentos que ajudam na implantação do serviço” afirma Samya Bastos, Coordenadora da Procuradoria da Mulher.
Em São José de Mipibu, o projeto terá como procuradora a vereadora Carla Simone Gomes e como procuradores adjuntas as vereadoras Verônica Senra e Dulce Rodrigues, o órgão funcionará na sede da Câmara Municipal, localizada no Centro da cidade e vai atuar no combate à violência e à discriminação contra mulheres, qualificando os debates de gêneros nos Parlamentos.