A Prefeitura de Santa Maria está comemorando em suas redes sociais a nota alta obtida em avaliação quadrimestral do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que busca a eficiência nos gastos com foco em prevenção e promoção da saúde. Instituído pelo governo de Jair Bolsonaro, esse programa é voltado à racionalização do financiamento da Atenção Primária à Saúde.
Com a nota 9.46 alcançada no terceiro quadrimestre de 2023, Santa Maria demonstrou uma escalada de qualidade, uma vez que superou a nota 9.22 do quadrimestre anterior e os 8.41 dos primeiros quatro meses do ano passado.
Mesmo com o saldo positivo, há muito o que percorrer. O município ainda é o 33º do Rio Grande do Norte. Na região do Potengi, duas cidades obtiveram posições melhores que Santa Maria: a mais alta é Riachuelo, com nota 9.78 (uma queda em relação ao quadrimestre anterior, que foi de 9.8) e em seguida vem Bom Jesus, com 9.73 (que também sofreu uma queda, uma vez que tinha 9.98 no segundo quadrimestre de 2023).
Os municípios que lideram o ranking do Previne Brasil no RN são Janduís, Vera Cruz, Arês, Viçosa e Jundiá, todos com nota 10.