Uma menina recém-nascida foi encontrada abandonada na manhã desta quarta-feira (2), na região central de São José de Mipibu. A bebê estava enrolada em lençóis, dentro de uma caixa de sapato, quando foi localizada por estudantes que seguiam para a escola.
A Polícia Militar foi acionada e, enquanto os agentes se deslocavam ao local, uma mulher levou a criança por conta própria para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde ela recebeu os primeiros atendimentos médicos.
De acordo com a diretora clínica da UPA, Beatriz Dutra, a bebê está saudável e não apresentou alterações nos exames realizados até o momento. A criança chegou à unidade de saúde ainda com o cordão umbilical e chorava bastante. “Chegou bem saudável, chorando. Após exame físico, a gente observa que aparentemente não tem nenhum problema de saúde. É uma criança ativa, muito bonita. A gente recebeu, está dando maior assistência. A gente fez acolhimento, aquecimento, exame físico, clínico geral”, declarou a médica em entrevista à TV Tropical.
A criança deverá ser encaminhada para uma unidade de referência para receber assistência complementar e, posteriormente, ser encaminhada para adoção.
A médica da UPA também chamou atenção para a situação da mãe da recém-nascida, que ainda não foi localizada. Segundo ela, é possível que a mulher esteja precisando de ajuda. “A gente não sabe como foi o parto, mas provavelmente ela não teve a assistência adequada. Não sabemos se houve a saída da placenta, por exemplo. Ela pode estar precisando de ajuda. O que ocorre muito nesses casos é falta de conhecimento. Ela poderia ter o parto em uma maternidade e, ao mesmo tempo, expressar o desejo de fazer a doação. Poderia fazer de uma forma segura para ela e o bebê”, destacou.