O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estarão na inauguração do Complexo Oiticica, em Jucurutu, nesta quarta-feira (19). A obra foi iniciada em 2013, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff.
Sonho antigo dos moradores da região do Seridó potiguar, o projeto de construção da barragem acumula mais de 7 décadas, desde quando o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) elaborou o projeto no ano de 1952.
A construção da barragem teve início em 26 de junho de 2013. Ao longo dos anos o projeto passou por ajustes atendendo aos pleitos dos moradores da região.
O governo Dilma executou 69% da obra. Retomada sob a gestão de Lula, a barragem será inaugurada no dia de São José, padroeiro das chuvas abundantes e boas colheitas, marcando 100% da execução da obra.
A barragem de Oiticica faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), e recebeu R$ 46 milhões do Governo Federal no ano passado para que o Governo do Rio Grande do Norte desse continuidade às obras. No total, a construção de Oiticica recebeu R$ 161 milhões de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A barragem contará com uma ampliação em sua capacidade de reservatório, que saltará de 75,56 milhões de metros cúbicos para 742 milhões. Essa expansão não apenas aumenta a segurança hídrica na região, como beneficia 43 municípios e cerca de 330 mil pessoas.