A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), preparou uma operação especial para garantir a segurança viária e o controle do fluxo durante a tradicional procissão de Santa Luzia, nesta sexta-feira (13).
As intervenções no trânsito terão início às 13h, com o isolamento total das ruas e avenidas no entorno do Mosteiro Santa Clara, ponto de partida da peregrinação. Durante o evento, a circulação de veículos será completamente proibida nessas áreas, assegurando a proteção dos fiéis. À medida que o cortejo avança pela Avenida Presidente Dutra, até a Catedral de Santa Luzia, as interdições também progredirão, garantindo que todo o trajeto da procissão permaneça seguro e organizado.
Para a organização e segurança, a operação contará com a atuação integrada de agentes de trânsito, guardas municipais, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (DPRE). O Departamento de Mobilidade orienta os condutores a planejarem seus deslocamentos utilizando rotas alternativas.
“O envolvimento de todos é fundamental para o sucesso da procissão. Quem planeja participar deve ficar atento às mudanças no trânsito e evitar circular nas imediações do mosteiro, onde esperamos uma grande concentração de fiéis”, destacou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.
Ele também reforçou o uso do aplicativo Waze para facilitar a locomoção. “As alterações já estão disponíveis no aplicativo, permitindo que os condutores visualizem rotas alternativas em tempo real. Além disso, agentes de trânsito, DPRE e PRF estarão nos pontos estratégicos para orientar e controlar o fluxo.”, concluiu.
A procissão de Santa Luzia é um dos momentos mais aguardados da festa da padroeira e deve reunir milhares de devotos em Mossoró.