Em celebração antecipada ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Natal realizou, nesta sexta-feira (7), o lançamento da campanha “Natal é Delas”, na sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), no bairro Barro Vermelho. A iniciativa, que ocorre no mês de março, visa combater o assédio e a violência contra as mulheres, além de promover o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a proteção e o empoderamento das mulheres natalenses.
A ação contou com a presença da vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, que destacou o compromisso da atual gestão com a causa das mulheres, ressaltando a composição do secretariado e cargos de destaque ocupados por mulheres. “Na gestão do prefeito Paulinho Freire, temos um percentual considerável de mulheres no primeiro escalão e em diversas funções, chegando a pelo menos 45%”, revelou a vice-prefeita, enfatizando a representatividade feminina na administração municipal.
Além do lançamento da campanha, o evento também marcou a inauguração do espaço da Patrulha Maria da Penha no CREN, um importante passo na estruturação de serviços especializados para o atendimento às vítimas de violência. A Patrulha Maria da Penha em Natal já é referência nacional pela sua atuação, e agora, com a inauguração deste novo espaço, as mulheres terão acesso a um atendimento ainda mais qualificado e próximo.
Joanna Guerra aproveitou a oportunidade para destacar as ações da Prefeitura em prol das mulheres. “A Patrulha Maria da Penha é um modelo para o resto do país, tanto pela sua estrutura quanto pelas políticas de prevenção à violência doméstica e familiar”, explicou. Ela também ressaltou a importância da campanha “Natal é Delas”, que promoverá palestras, cursos e diálogos durante todo o mês de março. “Estamos sempre nos estruturando e fortalecendo ações para as mulheres. Este espaço de acolhimento, com a Patrulha Maria da Penha aqui no CREN, é uma grande conquista para as mulheres de Natal”, afirmou Joanna.
A secretária da SEMUL, Andréa Dias, também se manifestou sobre as ações da Prefeitura, ressaltando o impacto das políticas públicas de apoio às mulheres. “O 8 de março é um marco para todas nós e celebra tanto as conquistas do passado quanto a continuidade da luta por avanços sociais. A Prefeitura de Natal, na gestão do prefeito Paulinho Freire, está plenamente comprometida com essa luta histórica”, disse a secretária.
Andréa Dias ainda anunciou que a programação de atividades em alusão ao mês da mulher começará na próxima terça-feira (11), com debates, cursos e oficinas no CREN. Uma das ações mais aguardadas será o lançamento do Selo Elas, que acontecerá no dia 20 de março. O selo será entregue às empresas que se destacam na valorização da inserção das mulheres no mercado de trabalho.