Não faz muitos dias, devido ao calor intenso que se alastra por todo o país, e particularmente no Rio Grande do Norte, muita gente publicava memes com o tempo “que as águas de março venham para fechar o verão”. Elas vieram mesmo, mas ao invés de trazer alívio diante do desequilíbrio climático que tem elevado as temperaturas, trouxe consigo inúmeros prejuízos nesse fim de semana de Páscoa.
Já mencionamos alguns deles aqui em O Potengi, como as interdições de rodovias e os efeitos da chuva em cidades como João Câmara e São Paulo do Potengi. No entanto, tivemos também tragédias e alguns acontecimentos raros, até cinematográficos.
Ontem (31), nove crianças e adolescentes haviam ficado ilhadas sobre uma formação rochosa em Lajes, quando a chuva inundou o leito do Rio Salgado. Foi preciso que o Corpo de Bombeiros, com auxílio da população civil, empreendesse uma operação de resgate que só foi concluída às 22h30. Felizmente, todos os jovens receberam atendimento médico e passam bem.
Ainda ontem, outras onze pessoas (dentro as quais três crianças) ficaram, também, ilhadas – dessa vez na zona rural da cidade de Santa Cruz, na região do Trairi. O espaço, pelo menos, não era tão limitado quanto o rochedo em que estavam os jovens de Lajes. O resgate do grupo de Santa Cruz só foi concluído hoje, próximo das 11h00, por meio do helicóptero da PRF.
Nem todos os causos, porém, terminaram com final feliz. No sábado (30), um acidente comoveu a população de Florânia, quando um homem de 40 anos chamado Francinilson Farias tentou atravessar de moto a passagem molhada do Riacho Verde. Ele estava com sua sobrinha Dandara, de 13 anos, na garupa. A forte enchente que descia a Serra do Cajueiro dificultou a travessia, e a correnteza derrubou a moto em que os dois estavam. Dandara foi resgatada rápido e levada para o hospital de Currais Novos e se encontra bem. Francinilson, no entanto, só foi encontrado posteriormente, numa região de difícil acesso, já sem vida.
O prefeito da cidade, Galo de Florânia, emitiu manifestação de pesar: “Estou passando para expressar meu sentimento pela perda do nosso amigo Nilson, ocorrida diante da forte enchente ocasionada pelas chuvas na passagem de água do Riacho Verde. Desejo aos familiares, parentes e amigos, força e fé para lhe dar com o momento, à criança desejo uma recuperação rápida”.
É importante frisar que o tempo ainda não estabilizou. As previsões do tempo indicam que poderemos ter novas chuvas intensas nas próximas horas. Em instantes, divulgaremos o novo boletim do Inmet com mais detalhes.