Um grupo de pescadores capturou, no último sábado (31), um pirarucu de cerca de 60 quilos em uma lagoa localizada na zona urbana do município de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte. A pesca chamou a atenção de moradores e ganhou destaque pela dimensão do peixe, considerado um dos maiores de água doce do mundo.
Antônio Fernandes de Souza, de 64 anos, liderou a expedição após ouvir relatos de que havia peixes grandes vivendo na lagoa da cidade. “Surgiu esse assunto, que tinha um pirarucu na lagoa. Eu fiz uma rede com linhas mais fortes, apropriada para peixes mais pesados, e deu certo”, relatou o pescador.
A investida começou por volta das 15h de sábado, quando Antônio, acompanhado de mais dois colegas, lançou a rede na lagoa a bordo de uma canoa. O grupo retornou ao local à noite, por volta das 21h, e encontrou o peixe preso.
“Voltei lá quando estava escurecendo e ele ainda não tinha batido na linha. Depois, umas 21h, quando a gente foi olhar, ele já estava preso”, contou.
A captura, no entanto, não foi tarefa fácil. Antônio explicou que o peso do pirarucu quase fez a embarcação afundar. “Deu trabalho pra colocar ele dentro da canoa”, lembrou.
De volta à terra firme, o peixe foi levado para casa, onde foi descamado e cortado em pedaços. Apesar de várias ofertas de compra, o pescador decidiu não vender o pescado. A carne foi dividida entre os participantes da pescaria.
“Esse foi o maior peixe que pesquei até hoje. Mas ainda tem tempo para pescar mais, e até maior que esse”, disse Antônio, entusiasmado.
*Com informações do g1RN
Deixe um comentário