Uma das principais competições do Paraciclismo brasileiro desembarca na capital potiguar nos próximos dias 13 e 14 de abril. É a etapa de abertura da Copa Brasil de Paraciclismo 2024, com provas de contrarrelógio e resistência, ambas com largada da Escola de Música da UFRN. Mais de 100 atletas de todo o país são aguardados em Natal já a partir da quinta-feira. Inclusive atletas paralímpicos, o que mostra como será alto o nível da disputa pelas ruas da capital.
“É a primeira vez que Natal recebe uma competição desse porte, estamos realizados por disputar uma etapa da Copa BR em casa, onde nós costumamos treinar, e perto de nossas famílias”, diz o potiguar Jackson Alexandre, atleta de handbike da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).
Da Sadef/RN, além de Jackson, vão participar John Lobo, Fábio Henz, Paulo Eduardo, Jailton, João Vinícius e Damião Gomes. Eles andam de handbike, uma das modalidades do ciclismo adaptado para pessoas com deficiência, e na qual as bikes são impulsionadas pelos braços.
A etapa Natal da Copa Brasil será a primeira de quatro que acontecerão ao longo do ano, em junho, outubro e novembro. A competição vale pontos para o ranking brasileiro da modalidade.