O prefeito de Natal, Paulinho Freire, reuniu os secretários municipais na manhã desta segunda-feira (17) para uma avaliação das ações integradas entre as pastas no enfrentamento às consequências das chuvas que atingem a cidade. Natal registrou volumes de até 272,5 mm em algumas regiões nas últimas 96 horas. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
Durante a reunião, o prefeito afirmou que a limpeza das lagoas de captação e da rede de drenagem de Natal ajudou a reduzir os impactos das chuvas. Segundo ele, nos anos anteriores, 14 lagoas costumavam transbordar, enquanto neste ano foram registrados cinco casos, sendo um deles decorrente do roubo da fiação da bomba.
No encontro, o prefeito anunciou que viajaria a Brasília para buscar recursos para a execução de obras estruturantes relacionadas à urbanização, pavimentação, drenagem, requalificação urbana e recuperação de áreas prioritárias da cidade. Paulinho Freire partiu rumo à capital federal acompanhado de uma comissão de vereadores e do presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome.
Durante a sessão na Câmara Municipal, a presidência da Casa destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a comitiva busca recursos para solucionar problemas de alagamentos na cidade. Foi mencionado que essa é uma questão recorrente há décadas, afetando diversas regiões, com destaque para a Zona Norte de Natal, onde os transtornos e prejuízos causados à população são frequentes. O discurso também pontuou que moradores enfrentam perdas materiais e que uma solução definitiva para o problema é necessária.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) relatou que, desde a quinta-feira (13), foram registrados 27 pontos de alagamentos em vias de Natal, sendo 16 deles considerados intransitáveis. A secretária da STTU, Jódia Melo, informou que a pasta está produzindo relatórios para subsidiar a elaboração de projetos voltados para a solução desses problemas.