Obra do desvio da BR-304 está 50% concluída, diz DNIT



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Imagem BR-304 está interditada há quase um mês— Foto: Divulgação/DNIT

Desde o dia 3 de abril, as obras do desvio da ponte da BR-304, próxima ao município de Lajes, estão em andamento, ms devido a forte chuvas, o trabalho foi afetado causando o adiamento do prazo. Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras atingiram 50% de conclusão, conforme comunicado emitido na quinta-feira (25).

Inicialmente, a governadora Fátima Bezerra anunciou que a obra, sob responsabilidade do DNIT, seria concluída em 15 dias. Contudo, devido às condições climáticas adversas, especialmente as intensas chuvas, esse prazo não foi cumprido. Uma nova estimativa para a segunda quinzena de abril foi estabelecida, a previsão agora é para a primeira quinzena de maio.

O DNIT informou que o desvio terá 500 metros de extensão e uma largura de 10,5 metros, incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada, com pavimentação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A pista temporária está planejada para ser integrada posteriormente ao canteiro de obras para a construção da nova ponte.

Atualmente, o anteprojeto para a contratação emergencial da empresa responsável pela construção da nova ponte está em análise pela equipe técnica do DNIT. Após a aprovação do anteprojeto, será iniciado o processo de contratação da empresa especializada. Vale ressaltar que a nova estrutura terá configurações diferentes da travessia anterior, visando aumentar a capacidade de vazão na área e mitigar o risco de sinistros, como destacado na nota do DNIT.

A ponte da BR-304, próxima a Lajes, desabou no final de março devido às intensas chuvas na região. Como alternativa para os motoristas que precisam se deslocar entre Natal e Mossoró, foram estabelecidos desvios que aumentam a distância percorrida.

Recentemente, foi divulgada a existência de um desvio construído em uma propriedade privada nas proximidades da ponte. Este local não está sujeito a fiscalizações, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não tem jurisdição sobre ele. O trajeto pelo desvio, desde o início até o retorno à rodovia federal, leva aproximadamente 11 minutos. Conforme relatos de motoristas, o valor cobrado pelo uso do desvio através da propriedade privada varia entre R$ 20 e R$ 30.

Confira os desvios indicados pelo DNIT para quem realiza o trajeto entre Natal e Mossoró:

Sentido Natal – Mossoró

Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;

Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Sentido Mossoró – Natal

Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;

Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;

Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal;

Rota 6: Santana dos Matos saída única via Jucurutu na BR-226/RN.








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Obra do desvio da BR-304 está 50% concluída, diz DNIT



Imagem BR-304 está interditada há quase um mês— Foto: Divulgação/DNIT


Desde o dia 3 de abril, as obras do desvio da ponte da BR-304, próxima ao município de Lajes, estão em andamento, ms devido a forte chuvas, o trabalho foi afetado causando o adiamento do prazo. Segundo o Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras atingiram 50% de conclusão, conforme comunicado emitido na quinta-feira (25).

Inicialmente, a governadora Fátima Bezerra anunciou que a obra, sob responsabilidade do DNIT, seria concluída em 15 dias. Contudo, devido às condições climáticas adversas, especialmente as intensas chuvas, esse prazo não foi cumprido. Uma nova estimativa para a segunda quinzena de abril foi estabelecida, a previsão agora é para a primeira quinzena de maio.

O DNIT informou que o desvio terá 500 metros de extensão e uma largura de 10,5 metros, incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada, com pavimentação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A pista temporária está planejada para ser integrada posteriormente ao canteiro de obras para a construção da nova ponte.

Atualmente, o anteprojeto para a contratação emergencial da empresa responsável pela construção da nova ponte está em análise pela equipe técnica do DNIT. Após a aprovação do anteprojeto, será iniciado o processo de contratação da empresa especializada. Vale ressaltar que a nova estrutura terá configurações diferentes da travessia anterior, visando aumentar a capacidade de vazão na área e mitigar o risco de sinistros, como destacado na nota do DNIT.

A ponte da BR-304, próxima a Lajes, desabou no final de março devido às intensas chuvas na região. Como alternativa para os motoristas que precisam se deslocar entre Natal e Mossoró, foram estabelecidos desvios que aumentam a distância percorrida.

Recentemente, foi divulgada a existência de um desvio construído em uma propriedade privada nas proximidades da ponte. Este local não está sujeito a fiscalizações, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não tem jurisdição sobre ele. O trajeto pelo desvio, desde o início até o retorno à rodovia federal, leva aproximadamente 11 minutos. Conforme relatos de motoristas, o valor cobrado pelo uso do desvio através da propriedade privada varia entre R$ 20 e R$ 30.

Confira os desvios indicados pelo DNIT para quem realiza o trajeto entre Natal e Mossoró:

Sentido Natal – Mossoró

Rota 1: BR-226/RN, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;

Rota 2: BR-406/RN até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304/RN (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Sentido Mossoró – Natal

Rota 3: Saindo pela BR-304/RN e acessando a RN- 118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau ingressar na BR-406/RN, em direção à capital Natal;

Rota 4: BR-304/RN, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226/RN;

Rota 5: Sair pela BR-110/RN e pegar a BR-226/RN até Natal;

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