Betinho era agrônomo, economista e professor da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam) – posteriormente transformada na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – entrou na política seguindo passos do pai, Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, que foi prefeito de Mossoró e governador do Rio Grande do Norte.
Chegou a atuar como secretário de Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Norte entre 1991 e 1994, no governo de José Agripino Maia. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PFL, sendo reeleito em 1998, 2002 e 2006. Em 2010, foi reeleito pelo DEM.
No período em que foi deputado, se licenciou do mandato várias vezes para assumir cargos no Poder Executivo, como secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; secretário de Educação; e secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte.
A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado. O velório de Betinho Rosado vai acontecer na Igreja do Perpétuo Socorro, a partir das 9h. Já o sepultamento será feito no Cemitério São Sebastião, às 16h.