O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (4) o resultado do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A chamada única, referente à pré-seleção dos candidatos, está disponível para consulta no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Ao contrário das edições anteriores do Fies para vagas remanescentes, em que a seleção se dava pela ordem de inscrição no sistema, a atual convocação segue as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É requisito mínimo a obtenção de 450 pontos na média das cinco provas do Enem, além de nota superior a zero na prova de redação.
Os candidatos selecionados têm o período de 5 a 7 de dezembro para comparecer à instituição de ensino, onde deverão apresentar a documentação necessária para a comprovação das informações fornecidas durante a inscrição.
Uma mudança significativa nesta edição é que os estudantes selecionados poderão contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Isso implica que todo o segundo semestre desse ano poderá ser financiado, mesmo para aqueles que não se encontram em situação de inadimplência na instituição de ensino. Neste caso, o estudante tem a possibilidade de reaver valores já pagos durante esse período, se assim preferir.
O cronograma do processo é o seguinte:
- Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro
- Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro
- Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro
O Fies é um programa que oferece financiamento para parte das mensalidades em universidades privadas, sendo o pagamento efetuado após a conclusão do curso. As vagas remanescentes correspondem aos financiamentos que não foram contratados durante o processo de seleção regular.