A ida de Jumária Mota, pré-candidata à prefeitura, para o Republicanos (REP), não tem porquê causar surpresas. A ex-vereadora foi pragmática, o REP lhe oferece melhores condições para disputar o executivo. Além do que, o REP já fazia parte do arco partidário de sua pré-candidatura. No partido, Mota terá à seu dispor um cofre mais recheado do fundo partidário do que teria se continuasse no Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O REP ainda conta com o tempo de propaganda na televisão e rádio maior do que o PSB. Além do mais, a legenda tem como presidente estadual o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que administra o centro da região metropolitana do estado, algo que pode ser benéfico para Jumária, já que Ceará-Mirim faz parte da região.
O PSB no estado está esvaziado, não haveria porque Jumária continuar na legenda. Ao chegar no REP, de pronto a pré-candidata teve uma reunião com a executiva nacional da legenda, com a demonstração de que no estado a agremiação está disposta a dar prioridade à sua postulação.