Na madrugada deste domingo (16), um incêndio de grandes proporções atingiu uma boate em Kocani, na Macedônia do Norte, deixando pelo menos 59 mortos e mais de 100 feridos. A tragédia ocorreu durante um show da dupla de hip-hop DNK, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no local. O incêndio teria sido causado por pirotecnia utilizada na apresentação.
De acordo com a emissora pública MRT, 27 pessoas foram hospitalizadas com queimaduras graves, enquanto outras 23 seguem em tratamento. Entre os feridos, há menores de idade. O público presente na festa tinha idades entre 14 e 27 anos.
O Ministro do Interior, Pance Toskovski, confirmou que as chamas começaram após faíscas atingirem o teto da boate, feito de material altamente inflamável. “Provavelmente, faíscas atingiram uma parte do teto que era feita de material inflamável, fazendo com que o fogo se espalhasse para toda a discoteca em um curto período de tempo, criando uma fumaça espessa”, explicou o ministro. Quatro pessoas já foram presas em relação ao caso.
O primeiro-ministro Hristijan Mickoski lamentou a tragédia e classificou o dia como um dos mais difíceis da história recente do país. “Hoje é um dia difícil e muito triste para nossa nação. Perdemos tantas vidas jovens”, declarou.
As autoridades seguem investigando as causas do incêndio e apurando possíveis responsabilidades pela tragédia.