O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promove neste sábado (11) o EmbarcaTech Hands-On, evento que marca o início de uma nova fase do projeto EmbarcaTech. A atividade será realizada a partir das 8h, no Campus Natal-Central, e reunirá participantes do Curso de Capacitação em Sistemas Embarcados, realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
Coordenado pelo Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA), o projeto já conta com quase mil programadores em formação por meio de aulas na modalidade de educação a distância (EaD). A nova fase, chamada de Unidade 6, será focada no estudo aprofundado de microcontroladores e oferecerá experiências práticas alinhadas às demandas do mercado de tecnologia.
Durante o evento, os participantes receberão o SDK BitDogLab, um kit de desenvolvimento essencial para o aprendizado em sistemas embarcados, e terão acesso a sorteios e atividades interativas com profissionais da área.
Segundo o coordenador do laboratório, João Moreno Villas-Boas, o objetivo principal é proporcionar experiências reais que preparem os alunos para os desafios concretos da área de tecnologia.
“A proposta é trazer experiências reais, alinhadas às demandas do mercado, preparando os participantes para desafios concretos da área. Afinal, em breve, os alunos estarão prontos para conquistar o certificado de capacitação em sistemas embarcados, emitido pelo IFRN”, destacou João Moreno.
Sobre o Projeto EmbarcaTech
O EmbarcaTech é resultado de uma parceria entre o MCTI e a Softex e visa promover o ensino de programação e sistemas embarcados para jovens e adultos. No Rio Grande do Norte, o programa atende participantes nos municípios de Natal e Currais Novos, com foco em impulsionar a formação de profissionais capacitados para atuar em uma das áreas mais promissoras da tecnologia.